Epagri capacita produtores de leite com Dia de Campo em Rio Negrinho

Capacitar os produtores de leite do Norte de Santa Catarina para tornar a atividade mais rentável e sustentável. Esse foi o objetivo do dia de campo que a Epagri realizou no mês de abril em Rio Negrinho, com cerca de 40 participantes, na propriedade do agricultor Marcos Murara.

Participantes do dia de campo aprenderam sobre implantação de pastagens perenes e conservação do solo

O dia de campo foi dividido em cinco estações que trataram sobre implantação de pastagens perenes, conservação de solo, cooperativismo, instalações e sanidade animal. Nesse último tema, a Cidasc orientou os participantes sobre o controle de brucelose e tuberculose e a Secretaria Municipal de Agricultura apresentou o programa de Qualidade e prevenção de sanidade bovina.

“O dia de campo teve como objetivo levar aos produtores de leite de Rio Negrinho e região informações sobre o desenvolvimento da atividade, além de sensibilizar e motivar para a adoção de práticas que reduzam o custo de produção, como a implantação da pastagem perene, o cuidado e a preservação do solo e o controle sanitário do rebanho, garantindo segurança para as famílias produtoras e o consumidor final”, explica Vitor Lehmkuhl, extensionista da Epagri no município.

Objetivo do encontro foi orientar os participantes sobre redução dos custos de produção e sustentabilidade da pecuária leiteira

O encontro foi realizado com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, da Cidasc, do Senar e da Cooperleite. O prefeito do município, Caio César Treml, citou que Rio Negrinho é destaque na região pela produção leiteira, com mais de 30 famílias produzindo aproximadamente 200 mil litros de leite por mês. “Hoje o fomento agrícola é uma das áreas econômicas que mais arrecada para o município, por isso nada mais justo do que devolvermos parte disso para vocês em forma de conhecimento”, enfatizou.