EPAGRI 30 ANOS: Difundimos em Santa Catarina a produção de leite à base de pasto

  • Categoria do post:Mídia

A Epagri trabalha para desenvolver no nosso estado a produção de leite de forma sustentável, competitiva e com alta qualidade.

O caminho para chegar lá é o sistema de produção de leite à base de pasto, que já está presente 16.500 propriedades rurais, abrangendo cerca de 178 mil hectares. Como o nome já diz, esse sistema busca oferecer pastagem suficiente e de qualidade para o rebanho.

Para isso, orientamos as famílias na adoção de tecnologias como o melhoramento de pastagens. Escolhendo as espécies de forrageiras adequadas, o produtor garante alimento para os animais em todas as épocas do ano. Tem até pasto que resiste melhor à estiagem! Isso reduz custos e melhora os resultados da pecuária.

As pastagens ainda são piqueteadas, ou seja, divididas em áreas menores, que são usadas em rodízio. Assim, os animais sempre têm um piquete novo, com pasto fresquinho, além de sombra e água à vontade.

A gente também tem atenção especial com a qualidade do leite. Nosso trabalho de pesquisa e extensão rural envolve cuidados com o manejo e o bem-estar dos animais, o controle da mastite, adequações na sala de ordenha, cuidados com a higiene e o resfriamento do leite.

Todo esse esforço, lá no campo, coloca mais qualidade na sua mesa. E mantém Santa Catarina entre os maiores produtores de leite do Brasil.

Clique aqui para ouvir esta notícia.

30 motivos para amar a Epagri

No dia 20 de novembro, a Epagri completa 30 anos. Até lá, os catarinenses vão conhecer “30 motivos para amar a Epagri”. A cada dia, um novo motivo será apresentado no site da Epagri, nas redes sociais e no programa de rádio Panorama Agrícola.

Para comemorar a data, a Epagri está preparando uma série de eventos em todas as regiões de Santa Catarina. Acompanhe a programação nos canais de comunicação da Empresa e venha comemorar conosco!

A Epagri é uma empresa pública, vinculada ao Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural. A criação da Empresa, em 1991, uniu os trabalhos de pesquisa e extensão rural e pesqueira em Santa Catarina, somando décadas de experiência em diferentes áreas e fortalecendo ainda mais o setor.