EPAGRI 30 ANOS: Colocamos a maçã catarinense em primeiro lugar no Brasil

  • Categoria do post:Mídia

Quando o assunto é maçã, Santa Catarina está no topo! Afinal, somos o maior produtor nacional dessa fruta. Só no ano passado, o estado colheu 596 mil toneladas.

A nossa excelência nessa cadeia produtiva tem a participação fundamental da Epagri. Somos a única instituição no Brasil que faz melhoramento genético de macieira. Esse trabalho já colocou à disposição dos fruticultores 20 cultivares de maçã de alta qualidade, adaptados ao nosso clima, resistentes a doenças e com alta produtividade.

Cada cultivar leva mais de uma década de cruzamentos, avaliações e seleções para ser desenvolvido. O objetivo é destacar características que interessam aos produtores e também aos consumidores – como crocância, cor e formato dos frutos e resistência a pragas e doenças.

As maçãs mais famosas da Epagri são Fuji Suprema, Monalisa, Luiza, Venice e Gala Gui. Elas brilham nos pomares do Brasil e algumas são cultivadas até na Europa. Essas parcerias internacionais levam a nossa qualidade ainda mais longe e trazem recursos que são reinvestidos nas pesquisas locais.

Mas não é só isso. A Epagri desenvolve e difunde uma série de tecnologias de produção, manejo dos pomares, combate a doenças e armazenagem dos frutos com qualidade.

Para ouvir esta notícia, clique aqui.

30 motivos para amar a Epagri

No dia 20 de novembro, a Epagri completa 30 anos. Até lá, os catarinenses vão conhecer “30 motivos para amar a Epagri”. A cada dia, um novo motivo será apresentado no site da Epagri, nas redes sociais e no programa de rádio Panorama Agrícola.

Para comemorar a data, a Epagri está preparando uma série de eventos em todas as regiões de Santa Catarina. Acompanhe a programação nos canais de comunicação da Empresa e venha comemorar conosco!

A Epagri é uma empresa pública, vinculada ao Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural. A criação da Empresa, em 1991, uniu os trabalhos de pesquisa e extensão rural e pesqueira em Santa Catarina, somando décadas de experiência em diferentes áreas e fortalecendo ainda mais o setor.