Publicação da Epagri ensina como produzir leite à base de pasto com rentabilidade e sustentabilidade

  • Categoria do post:Mídia

Está disponível para livre download o boletim técnico Do pasto ao leite: uma atividade rentável e sustentável. A publicação traz informações de como produzir 18 mil litros de leite por hectare ao ano, no sistema de produção à base de pasto, que reduz custos, eleva a rentabilidade e tem menos impactos ambientais. O livro também pode ser adquirido na versão impressa por R$25,00.

Sistema à base de pasto reduz custos, eleva a rentabilidade e tem menos impactos ambientais

O boletim técnico é de autoria de Carlos Otavio Mader Fernandes, coordenador do programa Pecuária da Epagri, e Cassio Marques de Valois, extensionista da Gerência Regional da Epagri em Videira.

A bovinocultura de leite responde por 7% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina e está presente em 60 mil estabelecimentos rurais do Estado. Além da relevância econômica, a atividade possui grande importância social, pela viabilização da pequena propriedade rural e pelo aporte de renda mensal, promovendo a permanência das famílias no meio rural com qualidade de vida.

Posição privilegiada

A Região Sul do Brasil está situada numa latitude privilegiada para produção de leite à base de pastagens. Mas, para que suportem a alta lotação animal, as propriedades precisam utilizar espécies forrageiras de elevado potencial produtivo e consumo por animal, gerando consequentemente altas produções por área.

Sob o ponto de vista ambiental, o uso de pastagens perenes possibilita manter e melhorar a fertilidade do solo, reduz a necessidade de insumos e tende a proporcionar um balanço adequado de nutrientes, contribuindo para a sustentabilidade do sistema.

As recomendações constantes da publicação estão baseadas nos resultados obtidos nas Unidades de Referência Tecnológica (URTs) de leite acompanhadas pela Epagri ao longo dos últimos cinco anos. Foram considerados os resultados técnicos e econômicos das 20% melhores URTs de leite, dentro do grupo avaliado. Seguindo estas recomendações, é viável que a propriedade consiga produzir 18 mil litros de leite por hectare a cada ano.

Baixe aqui, gratuitamente, o boletim técnico Do pasto ao leite: uma atividade rentável e sustentável.

A versão impressa pode ser solicitada pelo e-mail demc@epagri.sc.gov.br ao preço de R$25,00.

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista
(48) 3665-5147 / 99989-2992

Saiba mais sobre o sistema de produção à base de pastagens perenes na reportagem da TV da Epagri: