Tecnologias

Tecnologias de natureza física e digital, práticas para produção vegetal ou animal e procedimentos para geração de produtos

Em destaque

TECNOLOGIAS POR PRODUTO

Tecnologias por categoria

Variedade de qualquer gênero ou espécie vegetal superior, gerada e registrada pela Epagri, que seja claramente distinguível de outros cultivares, que seja homogênea e estável quanto aos descritores através de gerações sucessivas, bem como a linhagem componente de híbridos.

Exemplos: SCS378 Galega – cultivar de cebola, SCS122 Miura – cultivar de arroz irrigado, SCS205 Riqueza – cultivar de feijão, entre outros.

Acesse

Máquina, implemento, ferramenta ou instalação desenvolvida, adaptada ou aperfeiçoada pela Epagri e indicada para uso em atividades agropecuárias ou pesqueiras. 

Exemplo: equipamento para plantio direto de cebola, plataforma automatizada de monitoramento de colmeias e desagregadora de mexilhões, entre outros.

Acesse

Cepa de microrganismo isolada, identificada, caracterizada e selecionada pela Epagri e indicada para a atividade agropecuária e agroindustrial.

Exemplos: rizóbio para trevo branco e trevo vermelho.

Acesse

Produto de origem orgânica, biológica ou química desenvolvido, adaptado ou aperfeiçoado pela Epagri e indicado para uso em atividades agropecuárias e agroindustriais. 

Exemplo: produto de controle biológico, fertilizante, corretivo, remineralizador, substrato, inoculante, ração, vacina, meio de cultura e soro, entre outros.

Acesse

Desenvolvimento, aprimoramento e aplicação de novos procedimentos para mapeamento e/ou zoneamento de atividades agropecuárias com vistas ao desenvolvimento rural, ganho de produtividade, qualidade e proteção dos recursos ambientais.

1) Mapeamento2) Zoneamento
Procedimentos geodésicos, fotogramétricos, cartográficos e de sensoriamento remoto, para a delimitação e classificação de áreas, representadas através de mapas básicos ou derivados, topográficos, geográficos ou temáticos. Exemplos: mapeamento e delimitação de áreas de cultivo, mapeamento de solos, mapeamento topográfico, mapeamento e delimitação de bacias hidrográficas, etc.

Acesse
Processo de identificação e classificação de zonas homogêneas quanto às condições para o desenvolvimento de determinada atividade, com vistas ao incremento da produtividade e da renda agrícola em bases sustentáveis. Exemplos: zoneamento de aptidão climática, zoneamento agrícola de risco climático.

Acesse

Regras, normas, protocolos ou procedimentos utilizados para atingir determinado resultado ou conhecimento, seja nova ou que apresente vantagem em relação à metodologia padrão, exemplos: métodos de análise, procedimentos de laboratório, formas de diagnóstico, métodos de pesquisa, entre outros.

1) Metodologias de análise2) Modelagem matemática

Enquadram-se nesta categoria novos procedimentos laboratoriais, métodos de coleta e análise de dados,diagnósticos, monitoramento, entre outras.

Acesse

Consiste na representação simbólica da realidade, ou parte dela, por meio de modelos matemáticos, com objetivo de descrever ou prever o comportamento da mesma,
podendo ser de natureza determinística, estocástica ou híbrida.
Enquadram-se nesta categoria os modelos de básica física ou empírica aplicados à
simulação hidrológica, meteorológica, hidrodinâmica e outros relacionados
à atividade agropecuária e recursos ambientais.

Acesse

3) Metodologia de extensão rural e práticas pedagógicas4) Processos administrativos e/ou financeiros

Métodos, técnicas de ensino, aprendizagem, dinâmica de grupo e outras formas de difusão, desenvolvidos ou aperfeiçoados pela Epagri, aplicados ao exercício da extensão rural e pesqueira.

Acesse

Mecanismos de gestão desenvolvidos ou aperfeiçoados pela Epagri, aplicados à melhoria de processos e otimização de recursos humanos, financeiros e tecnológicos, baseados em planejamento, organização, liderança e controle.

Acesse

Etapa de um processo produtivo que apresenta vantagem, social, econômica ou ambiental, na forma de produzir determinada cultura ou criação.

Exemplos: preparo do solo, adubação, poda, controle de pragas, controle de doenças de plantas, controle de enfermidades de animais, entre outros.

Acesse

Procedimentos inéditos, adaptados ou aperfeiçoados   utilizados para agregação de valores e/ou a geração de produtos a partir de matérias-primas provenientes da agropecuária e da pesca. O processo agroindustrial é uma etapa de um sistema. 

Exemplos: processo para produção de bebidas, alimentos, embalagens, processamento mínimo, entre outros.

Acesse

Grupo de Desenvolvimento de raça ou linhagem de animais de uma mesma espécie, ou híbrido com características zootécnicas de interesse comercial fixadas,  com ganho genético  em relação a seus antepassados, resultante de processo de melhoramento que possam ser transmitidas de maneira uniforme de uma geração para outra. 

Exemplo: linhagem de Tilápia-do-Nilo GIFT-Epagri SC03.

Acesse

Conjunto de etapas de um sistema para produção vegetal animal e agroindustriais . 

Exemplos:  monocultivo de tilápia em viveiro escavado, produção de cebola em sistema orgânico, sistema plantio direto, sucessão ou consorciação, sistema integrado de produção agropecuária, entre outros.

Acesse

Programa de computador, website ou aplicativo para dispositivo móvel desenvolvido pela Epagri, que possa ser utilizado na agropecuária e na preservação dos recursos ambientais e que possua código fonte escrito em linguagem de programação ou arquivo executável. 

1) Programa de computador2) Aplicativo para dispositivo móvel3) Website

Ferramenta computacional compatível com os
principais sistemas operacionais, composto por conjunto
de instruções que descrevem a tarefa a ser realizada
pelo computador.

Exemplos: AdubaMANÍ-SC: programa para recomendação de adubação da mandioca, HidroClimaSC – informações climáticas
e hidrológicas dos municípios catarinenses.

Acesse

Software desenvolvido para ser instalado em dispositivo eletrônico móvel, como telefone celular,
smartphone, smart tv e tablet, disponibilizados aos usuários através de plataformas de distribuição
(play store).

Exemplos: Epagri Mob, Infoagro.

Acesse

Endereço eletrônico, acessível através
da internet pelos protocolos http,
https ou similar, visualizado
através de um navegador (browser)
podendo conter textos, imagens, vídeos,
dados e informações específicas de
acordo com o público
ao qual é direcionado.

Exemplo: Agroconnect – informações agrometeorológicas online, previsão de
geadas online.

Acesse

Epagri-Santa Catarina
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

SEDE DA EPAGRI

Rodovia Admar Gonzaga, 1347 – Itacorubi
Florianopolis, SC – Brasil – CEP 88034-901
Fone: (48) 3665-5000
CNPJ: 83.052.191/0001-62
Epagri-Santa Catarina
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

SEDE DA EPAGRI

Rodovia Admar Gonzaga, 1347 – Itacorubi
Florianopolis, SC – Brasil – CEP 88034-901
Fone: (48) 3665-5000
CNPJ: 83.052.191/0001-62
Pular para o conteúdo