Epagri de Lebon Régis realiza nove encontros de troca de sementes crioulas

  • Categoria do post:Mídia

Entre agosto e setembro o escritório da Epagri em Lebon Régis realizou nove encontros nas comunidades rurais para troca de sementes crioulas e mudas. “O objetivo principal é permitir que cada família agricultora tenha segurança alimentar e nutricional, garantindo variedade de alimentos para o autoconsumo”, explica Clarice Helena Werner extensionista da Epagri no município e coordenadora dos encontros.

Encontros buscam resgatar variedades de sementes que foram se perdendo ao longo do tempo
(Foto: Divulgação / Epagri)

As sementes crioulas são variedades desenvolvidas, adaptadas ou produzidas por agricultores familiares, com características selecionadas por várias gerações e adaptadas aos seus sistemas de produção. “O resultado é um material único, adaptado à diversas situações climáticas, rico nutricionalmente e culturalmente”, ressalta Clarice.

A extensionista revela que os encontros buscam resgatar variedades de sementes que foram se perdendo ao longo do tempo. Ela conta que esse trabalho era realizado pelas pessoas mais experientes das comunidades rurais, mas com o passar dos anos foi deixado para trás.

Clarisse comemora a variedade de sementes compartilhadas nos nove encontros. Foram trocadas sementes de feijões, milhos, pipoca, ervilha, amendoim, abóbora, couve, melancia, melão, pepino e pimentão, dentre outros. Também foram compartilhadas mudas e sementes de flores e hortaliças. Cada agricultor ou agricultora que comparece ao encontro leva as sementes e mudas de que dispõem na propriedade e que deseja compartilhar com os demais participantes.

Mais informações
emlebonregis@epagri.sc.gov.br