Jovens pecuaristas do Sul de SC conhecem propriedade que atua com produção sazonal de leite

Jovens pecuaristas da região de Tubarão realizaram uma viagem técnica para o município de São Martinho para conhecer a Unidade de Referência Técnica de produção de leite (URT) da família de Ademar Sehnem, liderada pelo casal Sheila e Ademar Junior. Nesta URT, o sistema adotado é o de produção sazonal de leite, ou seja, por um determinado período do ano todas as vacas leiteiras ficam, simultaneamente, em fase seca, sem ordenha.

Casal que lidera propriedade é egresso do curso de jovens da Epagri

O grupo faz parte da nona turma do Curso de Qualificação do Jovem Rural e da Pesca oferecido pela Epagri. Esta turma, com enfoque na atividade de bovinocultura leiteira, iniciou sua formação em julho de 2021, mesmo com todos os desafios e restrições impostos pela pandemia, e finalizou a capacitação em abril de 2022.

Durante a visita, os jovens estudantes tiveram a oportunidade de verificar, na prática, como o conhecimento adquirido nas etapas teóricas do curso podem proporcionar inovações tecnológicas que resultarão em mais qualidade de vida para as famílias no campo. O sistema adotado na propriedade dos Sehnem, que são egressos do curso de jovens da Epagri, permite à família um descanso das atividades de ordenhas diárias por um período de aproximadamente um mês.

“Importado da Nova Zelândia, a produção sazonal de leite é uma tecnologia capaz de proporcionar férias aos produtores rurais. No entanto, o nível de conhecimento técnico, de planejamento e de gestão necessários para que este sistema se aplique, são elevados”, explica o extensionista rural da regional da Epagri em Tubarão, Darci Pitton Filho, ressaltando a importância de capacitações como esta que a Epagri oferece as jovens.

No vídeo a seguir, confira como funciona esse modelo de produção de leite.