EPAGRI 30 ANOS: Ajudamos SC a conquistar seis Indicações Geográficas

  • Post category:Mídia

Seis produtos catarinenses já contam com Indicações Geográficas, as famosas IGs. Anota aí: Vinho dos Vales da Uva Goethe, banana da região de Corupá, queijo serrano dos Campos de Cima da Serra, vinhos de altitude de Santa Catarina, mel de melato de bracatinga e maçã Fuji de São Joaquim.

A Indicação Geográfica é um reconhecimento concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Esse selo atesta que o produto só tem aquelas características porque é influenciado pelo meio ambiente e pela cultura de uma determinada região.

Para obter a Indicação Geográfica de um produto, é preciso realizar uma série de estudos que vão compor um dossiê para ser encaminhado ao INPI.

A Epagri atua como animadora dos processos de obtenção das IGs em Santa Catarina e é responsável por fazer as delimitações geográficas, entre outras ações. Esse trabalho, que une pesquisa agropecuária e extensão rural, é realizado em parceria com instituições como o Sebrae, universidades e os produtores.

As IGs permitem agregar valor econômico aos produtos e conquistar novos mercados. O registro também ajuda a impulsionar atividades como o turismo, gerando empregos e estimulando o desenvolvimento das regiões.

Clique aqui para ouvir esta notícia.

30 motivos para amar a Epagri

No dia 20 de novembro, a Epagri completa 30 anos. Até lá, os catarinenses vão conhecer “30 motivos para amar a Epagri”. A cada dia, um novo motivo será apresentado no site da Epagri, nas redes sociais e no programa de rádio Panorama Agrícola.

Para comemorar a data, a Epagri está preparando uma série de eventos em todas as regiões de Santa Catarina. Acompanhe a programação nos canais de comunicação da Empresa e venha comemorar conosco!

A Epagri é uma empresa pública, vinculada ao Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural. A criação da Empresa, em 1991, uniu os trabalhos de pesquisa e extensão rural e pesqueira em Santa Catarina, somando décadas de experiência em diferentes áreas e fortalecendo ainda mais o setor.