Vindima Goethe divulga a produção de vinhos no Sul de Santa Catarina

  • Categoria do post:Mídia
Colheita da uva faz parte da programação (Foto: Maria Emília Bonetti Alves / Manas Bonetti)

O extenso parreiral cultivado sobre solo histórico da Estação Experimental da Epagri de Urussanga foi o cenário escolhido para a abertura oficial da 12ª Vindima Goethe na tarde da última sexta-feira (17), na cidade de Urussanga, na região Sul de Santa Catarina. A região reconhecida com Indicação de Procedência celebra a colheita da uva, em especial da rara variedade, até o dia 2 de fevereiro.

Em 2020, a 12ª Vindima Goethe traz novidades. Serão três fins de semana de celebração com ações nas vinícolas. A programação iniciou no sábado, dia 18, na Casa Del Nonno, aos domingos, na Vigna Mazon, e nas próximas semanas, nas vinícolas De Noni e Trevisol.

Ritual da pisa das uvas, colheita, gastronomia típica, degustação de vinhos, visitação ao processo de produção, manifestações artísticas e culturais são alguns dos atrativos na programação. Além dessas ações pontuais, as vinícolas terão atendimento diferenciado para receber os turistas.

No encerramento da Vindima Goethe 2020, no dia 2 de fevereiro, passeios de trem estão agendados e ainda restam vagas. A expectativa é receber mais turistas em comparação às edições anteriores.

A 12ª Vindima Goethe é uma realização da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com a Prefeitura de Urussanga e a Epagri.

História

Quando os imigrantes italianos produziram as primeiras garrafas do vinho Goethe em Santa Catarina, há mais de 120 anos, não podiam imaginar que aquela bebida, fruto de tradições antigas adaptadas às condições do Brasil, se tornaria tão importante. O produto ganhou identidade própria nos vales dos rios Urussanga e Tubarão, no Sul do Estado, e em 2011 se transformou na primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina.

Os fatores climáticos e geográficos do território, somados às características culturais dos povoadores vindos do norte da Itália, onde os vinhos brancos aromáticos são tradicionais, formaram a tipicidade do vinho Goethe da região. O território Vales da Uva Goethe compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva.