EPAGRI 30 ANOS: Ensinamos a produzir preservando o solo

  • Categoria do post:Mídia

A gente sabe como cuidar bem do solo. Nossas equipes orientam os agricultores na adoção de uma série de tecnologias que ajudam a produzir melhor e em harmonia com a natureza.

Um dos destaques é o sistema de plantio direto, que mantém o solo protegido com uma cobertura vegetal e envolve uma série de outras práticas conservacionistas. Quando adota o plantio direto, o agricultor diminui a erosão e melhora as condições químicas, físicas e biológicas do solo. Tudo isso beneficia os cultivos agrícolas e o meio ambiente.

Só em 2020, nossos técnicos orientaram e acompanharam 7,4 mil hectares em plantio direto em Santa Catarina.

Outra tecnologia aliada da Epagri na conservação do solo é o terraceamento. Os terraços de base larga são construções feitas em nível capazes de concentrar toda a água da chuva dentro da lavoura. Parte dessa água vai para o lençol freático abastecer os mananciais e outra parte fica armazenada no solo para atender a demanda das culturas. Assim, a lavoura fica protegida da erosão quando há chuva intensa e tem mais água disponível para períodos de estiagem.

Clique aqui para ouvir esta notícia.

30 motivos para amar a Epagri

No dia 20 de novembro, a Epagri completa 30 anos. Até lá, os catarinenses vão conhecer “30 motivos para amar a Epagri”. A cada dia, um novo motivo será apresentado no site da Epagri, nas redes sociais e no programa de rádio Panorama Agrícola.

Para comemorar a data, a Epagri está preparando uma série de eventos em todas as regiões de Santa Catarina. Acompanhe a programação nos canais de comunicação da Empresa e venha comemorar conosco!

A Epagri é uma empresa pública, vinculada ao Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural. A criação da Empresa, em 1991, uniu os trabalhos de pesquisa e extensão rural e pesqueira em Santa Catarina, somando décadas de experiência em diferentes áreas e fortalecendo ainda mais o setor.