Rádio da Epagri destaca projeto que estimula consumo de frutas e hortaliças “Além da Salada”

O Panorama Agrícola abre a semana falando de mudança de hábitos que podem ir “Além da Salada”. Esse é o nome do projeto da Epagri que objetiva estimular a educação alimentar das famílias rurais por meio da divulgação de 28 fôlderes – 24 falando sobre hortaliças e quatro de frutas. Ele foi desenvolvido pelas extensionistas da região de Joinville, Daniela Guimarães Nunes, de Araquari, Ana Lúcia Ribeiro, gestora do Centro de Treinamento de Joinville, e Josiane de Souza Passos, do escritório da Epagri em Jaraguá do Sul.

“Além da Salada” é o nome do projeto da Epagri que objetiva estimular a educação alimentar das famílias rurais (Foto: Aires Mariga)

“A série de fôlderes Além da Salada nasceu da necessidade de orientar as famílias que recebem a cesta do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) através das secretarias de Assistência Social dos municípios”, explica Daniela Nunes no Panorama Agrícola desta segunda-feira, dia 17 de maio. O material estimula o consumo dos itens que estão nas cestas, com informações nutricionais e benefícios, além de duas receitas diferentes da forma habitual de consumo.

Ainda nesta segunda-feira, o Panorama Agrícola também apresenta o lançamento estadual da Ação Jovem Rural e do Mar. O evento on-line vai ser na quarta, dia 19 de maio, com uma palestra sobre sucessão familiar para os jovens matriculados nos cursos da Epagri e suas famílias, além de jovens egressos. “Também vamos ter depoimentos e resgatar a história da Epagri com os jovens”, diz Márcia Gomes, coordenadora estadual do programa Capital Humano e Social.

Crédito para recuperação de nascentes e para reservar água na propriedade rural é um dos assuntos do programa de rádio da Epagri na terça-feira, dia 18. Completam o conteúdo do Panorama Agrícola desse dia a segunda etapa  da capacitação on-line em grãos e uma análise da safra do maracujá em Santa Catarina.

Na quarta-feira, o tema é o controle do borrachudo, que este ano teve grande a infestação em Leoberto Leal. A Epagri  faz parte de um grupo de trabalho que está mapeando as regiões mais afetadas para promover uma série de ações de controle do borrachudo, conforme explica o extensionista João Antônio Montibeller Furtado e Silva.

Uma série sobre plantas bioativas começa a ser divulgada pelo Panorama Agrícola na quinta-feira, dia 20 de maio. Alésia Lauschner, extensionista em Itapiranga, no Extremo Oeste, fala sobre os benefícios do guaco. No mesmo dia, o programa aborda paisagismo, ajardinamento e turismo rural no Oeste, com Thiago Marchi, extensionista de Lajeado Grande, e Viviana Bittencourt Schmitt da Silva, extensionista em Arvoredo.

Na sexta, 21 de maio, a pesquisadora da Estação Experimental da Epagri em São Joaquim, Mariuccia Schlichting de Martin, fala da maçã como alimento funcional, com alta qualidade nutricional.

Ouça em Sound Cloud, Spotify e em panoramaagricola.epagri.sc.gov.br