Rádio da Epagri alerta para fungo na cultura da banana

  • Categoria do post:Mídia

O Panorama Agrícola, programa de rádio da Epagri, traz orientações para evitar a a entrada e a disseminação do fungo Fusarium raça 4 Tropical do Mal do Panamá no Brasil. Esse fungo que ataca a cultura da banana é assunto da entrevista de terça-feira, dia 25 de maio, com o extensionista Bruno Salvador, da Epagri no município de Luiz Alves. Ele explica o que o bananicultor deve fazer e analisa esse fungo de solo que tem impactado a cultura da banana.

E nesta segunda-feira, dia 24 de maio, o programa apresenta detalhes do Balanço Social da Epagri. A presidente da Empresa, Edilene Steinwandter, informa que, para cada real investido pelo governo de Santa Catarina na Epagri, R$ 6,92 retornaram em benefício para a sociedade. Em 2020, a Epagri atendeu 105 mil famílias de agricultores, pescadores e maricultores, 2.700 entidades e mais de 16 mil jovens rurais e do mar, sempre com o objetivo de gerar renda e qualidade de vida com sustentabilidade.

Além do Balanço Social, o Panorama Agrícola destaca nesta segunda o lançamento do novo site do Ciram. A meteorologista Laura Rodrigues fala das novidades, como os avisos meteorológicos, hidrológicos e marítimos, visualização mais agradável e ênfase nas quatro grandes áreas do Ciram: agricultura, tempo e clima, rios e litoral.

De maio a agosto é época de monitoramento, prevenção e combate à vespa-da-madeira, praga que ataca plantações de pinus. O engenheiro florestal e diretor executivo da Associação Catarinense de Empresas Florestais, Mauro Murara Júnior, fala sobre esse assunto no Panorama Agrícola de quarta-feira. No mesmo programa, a extensionista Renata Vieira conta a história do mel de canudo-de-pito.

No dia 27, quinta-feira, a pesquisadora Elisângela Benedet da Silva e a extensionista Kátia Mello, de Timbó, falam do livro infantil “O Solo está Vivo” e como esse tema é importante para a educação ambiental. “Um livro inspirador para conhecer melhor o solo da sua cidade”, comenta a pesquisadora. Espinheira-santa é a planta bioativa do dia, com a extensionista Alésia Lauschner, de Itapiranga.

Na sexta-feira, ouça por que é importante consumir folhosas verde-escuras, com a nutricionista e extensionista Cristina Ramos Callegari.

Ouça nosso programa nas plataformas digitais de podcast SoundCloud e Spotify . Ou, se preferir, baixe o aplicativo EpagriMob.

Para reprodução gratuita em sua emissora de rádio, acesse panoramaagricola.epagri.sc.gov.br