Como controlar o borrachudo: ouça no Panorama Agrícola

  • Categoria do post:Mídia

Ações para o controle do borrachudo no espaço rural são destacadas no Panorama Agrícola desta segunda-feira, dia 10 de maio, pela extensionista social Leonir Claudino Lanznaster, da Epagri deTrombudo Central, no Alto Vale do Itajaí. Leonir explica as causas do avanço do borrachudo, fala de estratégias de enfrentamento e enfatiza a necessidade de ações coletivas. O programa desta segunda também traz informações sobre estímulos ao plantio de milho e incentivo ao plantio de cereais de inverno.

No programa de rádio de terça-feira, dia 11, você ouve a experiência de Fabrícia Wernke, apicultora de Orleans, com mel orgânico para exportação e seleção de rainhas. Ela destaca como as capacitações da Epagri ajudaram no seu trabalho.

Na quarta 12, a professora Lenita Agostinetto fala de saúde única, desafios e perspectivas da saúde humana, animal e ambiental. Simpósio internacional a respeito do tema vai ocorrer entre os dias 25 e 27 deste mês.

Na quinta 13, o Panorama Agrícola tem uma entrevista com Zolmir Frizzo, extensionista da Epagri em Descanso, no Extremo Oeste de Santa Catarina. O assunto é uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) em conservação do solo e da água em uma propriedade rural do município cujos agricultores trabalham com milho, soja e avicultura. Boas práticas conservacionistas estão sendo aplicadas no local. 

Na sexta-feira, dia 14 de maio, a moranga é o alimento da vez na série de frutas, verduras e legumes que marcam o ano internacional de Frutas e Vegetais. O agrônomo James Smaniotto, que trabalha na Serra catarinense, lembra que a moranga tem um elevado valor nutricional.

Ouça o Panorama Agrícola em Sound CloudSpotify e em panoramaagricola.epagri.sc.gov.br.