Agricultores de Itapiranga conhecem projetos de turismo rural no RS

  • Categoria do post:Mídia

Para a Epagri, uma das formas de manter os agricultores familiares motivados e de estimular o empreendedorismo é oferecer oportunidades de visitar e conversar com famílias que exercem com sucesso atividades semelhantes. Essa experiência foi vivenciada por 40 produtores de Itapiranga, no Oeste Catarinense, que nos dias 12 e 13 de setembro viajaram para o Rio Grande do Sul para conhecer experiências em turismo rural.

A primeira visita técnica foi no município de Marau, na “Rota das Salamarias”. Lá o grupo conheceu o Restaurante e Salamaria Camera, a Cantina da Terra (onde são comercializados produtos da agricultura familiar), outras três cantinas familiares, uma ervateira tradicional e uma cachaçaria.  À noite os catarinenses se deslocaram para a Fazenda “Tropeiro Camponez”, em Passo Fundo.

O empreendimento familiar produtivo “Tropeiro Camponez” atua na produção de leite, grãos, frutas, verduras e ovos férteis. Destina 40 hectares de área para preservação ambiental onde explora o turismo rural. A programação da fazenda inclui café da manhã com sustância, palestra, passeio a cavalo e parque rústico com diversão para adultos e crianças. O empreendimento também abriga um local histórico, onde ocorreu a Batalha do Pulador durante a revolução federalista de 1894. Lá os catarinenses pernoitaram e no dia seguinte participaram de trilha pela propriedade e passeio de carretão, apreciando a paisagem, as árvores centenárias, o riacho e muitos contos e histórias.

Segundo a extensionista social da Epagri de Itapiranga, Alésia Inês Lauschner, o turismo rural no município vem sendo trabalhado desde 2017. “Itapiranga possui um mapa turístico com 32 pontos cadastrados e aptos a visitação. Novas possibilidades de renda exigem agregação de conhecimento e parcerias comprometidas”, diz ela.  O projeto de Turismo é uma parceria entre Epagri e prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Secretaria de Agricultura e das famílias com empreendimentos turísticos.

A viagem ao Rio Grande do Sul foi realizada com recursos da Epagri e do Programa Anater Mais Gestão, desenvolvido junto à Cooafi – Cooperativa da Agricultura Familiar de Itapiranga. Participaram técnicos da Epagri, representantes da Secretaria de Indústria e Comércio e Turismo, Secretaria de Agricultura, Cooafi e famílias agricultoras que já desenvolvem o turismo em suas propriedades.