Agricultores de Itapiranga comemoram 10 anos de Cooafi

  • Categoria do post:Mídia

Cerca de 250 pessoas se reuniram em Itapiranga, no Oeste Catarinense, para o 6° encontro da Família Cooafi (Cooperativa da Agricultura familiar de Itapiranga). O evento, realizado o dia 30 de abril, comemorou 10 anos de fundação da entidade, que foi criada por 39 agricultores a partir da organização e do planejamento do Programa Microbacias 2, que tinha a Epagri como uma das executoras. Em 10 anos de caminhada o grupo conquistou sede própria, loja agropecuária e mercado, e hoje conta com 300  associados.

A Epagri tem um papel fundamental para que as cooperativas familiares nasçam, cresçam e se fortaleçam. “Nosso papel é motivar, orientar, capacitar, planejar juntos, mantendo acesa a chama do empreendedorismo”, diz a extensionista Alésia Inês Lauschner Gesing. Segundo Celso Hammerschitt, primeiro e atual presidente, “foi necessário muita doação, persistência e empreendedorismo para que pudéssemos chegar aos dias atuais firmes e fortes”.

O Encontro ocorreu na Linha Soledade e contou com uma palestra sobre cooperativismo com engenheiro-agrônomo da Epagri Júlio Cesar Melim. Representantes do Sicoob, Sicredi e prefeitura Itapiranga prestigiaram o evento.

Cooperativismo em SC – Santa Catarina tem a maior taxa de adesão ao cooperativismo do Brasil: mais da metade da população está vinculada a essas organizações humanas. Os 2,2 milhões de associados, consideradas as famílias, representam mais de 4,5 milhões de catarinenses, segundo a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc). Segundo a entidade, o cooperativismo catarinense cresceu 36,54% no quadriênio 2014-2017, mantendo uma média de 9,1% ao ano no período em que a economia brasileira sofreu forte recessão. As 263 cooperativas catarinenses faturaram R$ 32,6 bilhões de reais no último ano.

O movimento econômico mais expressivo é gerado pelas cooperativas dos ramos agropecuário, saúde, crédito, consumo, infraestrutura e transporte. DE acordo com a Ocesc, as 51 cooperativas agropecuárias representam 63% do movimento econômico de todo o sistema cooperativista catarinense. No conjunto, essas cooperativas mantêm um quadro social de 71.648 cooperados e um quadro funcional de 39.883 empregados.