Turistas conhecem empreendimentos rurais em Treze de Maio

  • Categoria do post:Mídia

Empreendimentos rurais da agricultura familiar de Treze de Maio, no Sul Catarinense, vêm sendo procurados por turistas que querem vivenciar a vida no campo. No dia 20 de outubro, um grupo com 23 pessoas de Laguna, Tubarão e Imbituba compartilham experiências com  famílias agricultoras do município, que têm no turismo rural uma nova alternativa de renda.

Segundo Jerusa Rodrigues Pereira, extensionista Social da Epagri em Treze de Maio, o Sesc promove passeios e excursões com grupos organizados para diversos destinos turísticos e se interessou pelo roteiro do município, que está organizado a partir de uma trabalho desenvolvido em parceria entre Epagri e prefeitura.

Um dos empreendimentos visitados foi o Ana Orquídeas, na comunidade Boa Vista, onde o grupo foi acolhido com o café da roça: uma mesa com produtos típicos como batata-doce assada, mandioca frita, salame, queijo, pão, entre outros. Em seguida os turistas conheceram o Castelo Belvedere, construído em pedra granito na comunidade Linha Fragnani, local que chama atenção pela beleza e grandiosidade e de onde se tem uma vista panorâmica da cidade.

O almoço típico italiano foi no restaurante colonial Du Nono, na comunidade São Roque, que proporcionou o “ritorno alle origini italiane” com sua comida típica feita no fogão à lenha. Na mesma comunidade, nas propriedades da família Bressan, ocorreu a caminhada “vivência no campo”. Na propriedade de bovinocultura de leite do jovem Fabrício Bressan Longo, o grupo conversou sobre o manejo e ordenha das vacas. Em seguida visitou a floricultura Vitória, de Vitorinha e Danila Bressan, um espaço com diversos tipos de flores e plantas.

Já no empreendimento da família Crozetta, na comunidade Vila Maria, produtora de uva e sucos orgânicos, o grupo teve contato com os parreirais e fez o passeio guiado na unidade de produção de sucos, onde degustaram sucos de uva, banana e abacaxi. Fechando o roteiro, os visitantes fizeram a degustação de bolachas no empreendimento Della Pane, na comunidade Monte Alegre, onde foi montada uma mesa com onze tipos de bolachas.