Epagri orienta sobre preservação do solo e da água em Dia de Campo da BRF em Chapecó

• Categoria do post:Meio ambiente

Mais de 200 agricultores de municípios do Oeste Catarinense, integrados à agroindústria BRF, aprenderam sobre resiliência hídrica no meio rural em um Dia de Campo realizado em Chapecó no mês de setembro. A Epagri, que apresentou informações sobre preservação do solo e da água no campo, foi uma das oito expositoras do evento que capacitou os produtores sobre tecnologias, conhecimento e políticas públicas ligadas à produção de aves. O encontro foi realizado na GER SADIA (Grêmio Esportivo e Recreativo dos Funcionários da SADIA).

preservação do solo e da água no campo
A equipe da Epagri orientou os produtores sobre preservação do solo e da água no campo (Foto: Divulgação Epagri)

Durante os quatro dias de evento, a equipe da Epagri apresentou os programas da Secretaria de Estado da Agricultura que permitem minimizar os problemas com estiagem nas propriedades rurais. Os participantes conheceram as políticas públicas disponíveis, que envolvem orientação técnica e apoio financeiro, e viram como podem acessá-las.

Preservação do solo e da água

Os produtores integrados da BRF também foram orientados sobre a importância do trabalho de conservação do solo e preservação de áreas de proteção ambiental. A proposta da Epagri é que o solo, que é “a maior caixa d’água das propriedades rurais”, contribua de maneira mais duradoura no fornecimento de água para o desenvolvimento das plantas, assim como para o abastecimento dos mananciais, que irão fornecer água para o consumo humano e os sistemas produtivos.

preservação do solo e da água no campo
Os participantes conheceram políticas públicas voltadas para a resiliência hídrica nas propriedades rurais (Foto: Divulgação Epagri)

Durante o evento, muitos agricultores que passaram pela estação da Epagri relataram que foram beneficiários dos programas da Secretaria de Estado da Agricultura em anos anteriores, e também destacaram os resultados positivos que alcançaram em suas propriedades rurais.