Evento em Guaraciaba discute a produção e o consumo de alimentos vivos para a garantia da saúde

  • Categoria do post:Mídia

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, A Epagri em Guaraciaba promoveu, em parceria com outras instituições, palestras com grupos comunitários de mulheres com o tema central “A vida cura a vida”.  A temática foi abordada pelo padre Paulo Wendling, que é terapeuta holístico e escritor de oito livros que tratam sobre saúde. O encontro contou também com a participação das escolas, que realizaram apresentações culturais ligadas ao tema.

Ação faz parte da campanha Saber, Sabor e Saúde

O evento foi realizado no dia 4 de abril como parte da campanha Saber, Sabor e Saúde, realizada desde 2016 com foco em saúde preventiva. A programação destacou a importância da produção e do consumo de alimentos vivos para uma vida longa e saudável, ao invés de produtos industrializados. Outro aspecto destacado foi a importância do “saber” o que estamos consumindo, levando em consideração não apenas o sabor, mas a nutrição adequada para o organismo, e por consequência, à nossa saúde.

“Foram momentos de trocas de conhecimentos, observações, reflexões e experiências, motivando os participantes a pensarem sobre seus estilos de vida e aplicarem ações possíveis e adequadas as suas realidades”, relata a extensionista da Epagri no município, Aurea Gasperin Facco. Ela também destaca que em muitos locais as Práticas Integrativas Complementares em Saúde estão acontecendo e que isso é uma tendência em saúde preventiva. Para exemplificar, demonstrou e explicou a prática do “escalda-pés” que é uma técnica simples, ligada aos nossos ancestrais e que pode trazer muitos benefícios à saúde.

A Epagri mostrou as possibilidades que o meio rural oferece para a produção de alimentos para o autoconsumo

O evento foi realizado pelas seguintes instituições: Epagri, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Pastoral da Saúde, Secretarias Municipais da Saúde e da Educação, Casa Familiar Rural, APAE e Escolas Padre Alfredo Kasper, Sara Castelhano Kleinkauf,  Ouro Verde, Júlio Vicente de Pelegrin e Nereu de Oliveira Ramos.

Campanha Saber, Sabor e Saúde

Para realizar as atividades da Campanha Saber, Sabor e Saúde, A Epagri e a paróquia de Guaraciaba construíram um horto de plantas bioativas. O objetivo é levar à população conhecimentos e orientações de práticas que envolvem plantas, alimentos e saúde.

A Epagri orienta o uso correto de plantas usadas na alimentação e na prevenção de problemas mais comuns ligados à saúde

A campanha é realizada todos os anos e a programação é definida em conjunto com as entidades parceiras. Durante o mês de abril e maio, a Epagri trabalha ações práticas ligadas à saúde preventiva e integrativa com grupos comunitários de mulheres, orientando o uso correto de plantas, especialmente aquelas esquecidas na alimentação e aquelas usadas na prevenção de problemas mais comuns ligados à saúde.

“A Epagri realiza oficinas e reuniões com demonstrações sobre o assunto, estimulando as pessoas a pensarem no conceito de saúde preventiva e integrativa, através do conhecimento de si mesmas e das possibilidades que o meio rural oferece especialmente quanto à produção de seus próprios alimentos”, diz a extensionista.

Saiba mais sobre a campanha Saber, Sabor e Saúde no vídeo a seguir.