Educação ambiental: horto medicinal leva qualidade de vida a famílias de Guaraciaba

  • Categoria do post:Mídia

Pomada de calêndula, geleia de hibisco, bolos e pães com plantas bioativas e nutracêuticas, sal temperado, pipoca com açafrão e repelentes à base de plantas passaram a fazer parte do dia a dia de famílias de Guaraciaba graças a uma parceria da Epagri com a Escola de Educação Básica Nereu de Oliveira Ramos. A missão de trabalhar educação ambiental e levar qualidade de vida para a comunidade uniu a empresa do Governo do Estado e a escola há cerca de cinco anos – e os frutos desse projeto já vão muito além do uso das plantas na saúde e na alimentação.

Horto implantado na escola estimula o uso de plantas na saúde preventiva e na alimentação da comunidade

O trabalho começou em 2016 quando a Epagri e a escola, localizada na Linha Sede Flores, construíram um horto de plantas bioativas, nutracêuticas e condimentares baseado no relógio biológico do corpo humano. O horto se tornou uma Unidade de Referência Educativa aberta à comunidade, dedicada à identificação, ao estudo, ao manejo e à propagação de espécies vegetais.

“O objetivo principal é promover a saúde preventiva entre as famílias embasada no conhecimento científico por meio da identificação, do cultivo e do uso responsável dessas plantas. Buscamos também valorizar as atividades agrícolas, dialogando com os saberes e sabores existentes na diversidade de plantas de que as comunidades dispõem”, explica Aurea Gasperin Facco, extensionista da Epagri em Guaraciaba.

O horto é ponto de partida para orientar as famílias sobre o uso de diferentes espécies de plantas

Palestras sobre manutenção e identificação das plantas, orientação sobre o uso correto das espécies, oficinas práticas com as plantas coletadas, inclusão das plantas com segurança na alimentação, confecção de tinturas, pomadas, produtos de higiene e limpeza foram algumas das ações desenvolvidas nesse projeto. “Essas atividades também foram o ponto de partida para incentivar a sucessão familiar nas propriedades rurais e outras ações ligadas à agricultura”, diz Aurea.

Em oficinas, os alunos aprendem a usar as plantas com segurança na alimentação

O projeto mostrou que falar sobre plantas, saúde, meio ambiente e agricultura pode motivar a comunidade a mudar a forma de se relacionar com a natureza. A experiência inspirou as famílias do município a implantarem hortos, hortas e pomares domésticos em suas propriedades. “Uma família optou pela produção de maracujá visando renda a partir desse trabalho”, cita a extensionista da Epagri.

O projeto motivou famílias rurais a implantarem hortos em suas propriedades

Escola do Campo

Em 2021, a escola foi convidada a participar de um projeto piloto pela Secretaria Estadual da Educação chamado Escola do Campo. O projeto, que está em fase inicial, é desenvolvido com alunos do 8º e do 9º ano, em período integral, durante três dias da semana. “Essa modalidade de ensino se baseia na pedagogia da alternância: uma equipe de profissionais, com apoio da Epagri, desenvolve um trabalho com ênfase na agricultura familiar e na sustentabilidade das propriedades rurais”, explica Aurea.

A gestora da escola, Cátia Andréia Gollmann Dilli, conta que toda a comunidade escolar está empenhada no sucesso desse projeto. “Busca-se valorizar as experiências vivenciadas pelos educandos realizando aulas práticas e teóricas, levando em consideração dois tempos: ‘tempo escola’ e ‘tempo casa’”, diz. Um novo horto de plantas bioativas, construído no ano passado em parceria entre Epagri, escola e Sicoob, também dá suporte às atividades desse projeto.

Informações e entrevistas: Aurea Gasperin Facco, extensionista social da Epagri em Guaraciaba: (49) 3631 2945 ou aureafacco@epagri.sc.gov.br.

Informações para a imprensa: Gisele Dias, jornalista, pelo fone (48) 99989 2992.