Florianópolis recebe a partir de hoje, 28, o Enfrute, dentro do XXVII Congresso Brasileiro de Fruticultura

  • Categoria do post:Mídia

Florianópolis recebe nos dias 28 e 29 de abril o XVII Enfrute – Encontro Nacional Sobre Fruticultura de Clima Temperado. O evento faz parte da programação do XXVII Congresso Brasileiro de Fruticultura, que segue até sexta-feira, 29, no Centro de Eventos LHS, no bairro Canasvieiras. Os debates giram em torno da valorização da ciência brasileira para a produção de frutas, em busca de uma fruticultura cada vez mais competitiva.

Debates giram em torno da valorização da ciência brasileira para a produção de frutas

Os eventos são realizados pela Epagri em parceria com a prefeitura de Fraiburgo, UNIARP (Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, UDESC, (Universidade do Estado de Santa Catarina), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF).

Frutas de clima temperado

“Esse é o maior encontro da fruticultura de clima temperado no país, que normalmente acontece em Fraiburgo. Como este ano ele está acontecendo dentro do Congresso Brasileiro, temos a garantia de um dos maiores eventos já realizados da fruticultura no Brasil”, relata Renato Luiz Vieira, pesquisador da Epagri e um dos organizadores do Enfrute.

Segundo ele, a programação do Encontro tem como foco a produção de maçã, pera, uva, frutas de caroço (ameixas, pêssego, kiwi), que são espécies produzidas no Sul do país, com grande importância econômica e social. No setor, Santa Catarina é líder nacional na produção de maçã e segunda maior de pera. Também se destaca na produção de uvas, pêssego, ameixa, nectarina e kiwi.

Programação

A partir da manhã da quinta, 28, acontecem fóruns, palestras e conferências. A abertura oficial está marcada para às 14h, com palestra do engenheiro-agrônomo José Luíz Petri, pesquisador aposentado da Epagri e uma das principais autoridades em estudos sobre maçã no Brasil. Ainda na tarde da quinta, a Epagri apresenta seu novo cultivar de maçã, a Gala Gui, e fala sobre manejo fitossanitário na produção orgânica da macieira.

No dia 29 as palestras seguem com temas diversos, entre eles a discussões sobre biosoluções como ferramentas sustentáveis no sistema produtivo, novos conceitos em polinização, panorama e perspectivas da produção de pequenas frutas. Também está marcada a entrega do Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura.

Renato destaca ainda na programação a sessão de posters, com apresentação de resultados de trabalhos desenvolvidos por estudantes e pesquisadores de todo o país, e a feira com mais de 50 empresas expondo novidades em termos de tecnologias e insumos para a fruticultura.

Serviço

O que: XVII Enfrute – Encontro Nacional Sobre Fruticultura de Clima Temperado
Quando: 28 e 29 de abril
Onde: Florianópolis, no Centro de Eventos LHS
Programação

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista
(48) 3665-5147 / 99989-2992