Enfrute reúne 1,1 mil participantes para tratar sobre fruticultura de clima temperado

  • Categoria do post:Mídia

O município de Fraiburgo, no Meio Oeste catarinense, recebeu 1,1 mil participantes de dentro e fora do Brasil durante a 16ª edição do Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (Enfrute). O evento, que é um dos mais importantes da fruticultura brasileira, contou com três dias de programação em que produtores, técnicos, pesquisadores, professores, estudantes e empresários puderam debater e conhecer novas tecnologias para o setor. O Enfrute foi realizado pela Epagri em parceria com a Uniarp, a prefeitura de Fraiburgo e a Embrapa nos dias 23, 24 e 25 de julho.

Em palestras, apresentações e debates, especialistas trataram sobre temas como empreendedorismo, cultivares, fitossanidade, nutrição de plantas, manejo e produtividade. Cerca de 180 trabalhos científicos foram expostos. Na área de expositores, mais de 100 empresas apresentaram seus produtos e serviços e puderam fechar negócios. “Um dos pontos fortes do evento foi a participação do público. Estudantes, técnicos, produtores e empresários interagiram e contribuíram com os debates, deixando o evento ainda mais dinâmico”, destaca Renato Vieira, gerente da Estação Experimental da Epagri de Caçador e membro da comissão organizadora do Enfrute.

Reconhecimento

Luiz Antonio Palladini (E) recebeu o troféu do gerente da EECd, Renato Vieira

Na cerimônia de abertura, como já é tradição, o Enfrute homenageou três profissionais pela sua contribuição à cadeia produtiva. Luiz Antonio Palladini, pesquisador da Epagri, recebeu um troféu como reconhecimento pela trajetória tanto na área administrativa quanto na área técnica da Empresa, realizando pesquisas cujos resultados permitiram melhorar o sistema de produção em relação à fitossanidade em fruticultura.

Engenheiro-agrônomo formado pela UFSC, com mestrado em produção vegetal e doutorado em proteção de plantas pela Unesp, Palladini atuou como pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Caçador na área de tecnologia de aplicação de agroquímicos em fruticultura. Possui mais de 70 trabalhos publicados sobre eficiência e eficácia dos tratamentos fitossanitarios na área. Exerceu várias funções administrativas na Epagri, como diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, gerente Estadual de Pesquisa, chefe da Estação Experimental de Caçador e gerente Regional de Caçador. Atualmente, é coordenador estadual da pesquisa no Programa de Fruticultura da Epagri.

Outro homenageado foi o professor Aparecido Lima da Silva, que iniciou a carreira como pesquisador da Epagri, na Estação Experimental de Videira, e se tornou professor do Centro de Ciências Agrárias da UFSC, onde se aposentou em 2018. Na vida acadêmica, acumulou mais de uma centena de publicações científicas e orientou mais de 30 alunos de mestrado e doutorado. Aparecido tem sólida formação em fruticultura, com ênfase em viticultura, e sempre atuou em estreita relação com o setor produtivo.

O jornalista Lauro Gomes da Silva, editor do Jornal e da Revista da Fruta, foi o terceiro homenageado com o troféu do Enfrute. O profissional foi destacado pelo seu comprometimento com a fruticultura brasileira, sempre participando e divulgando os eventos e as novidades do setor.