Selecionada empresa que vai multiplicar sementes de alface e tomate orgânicos da Epagri

  • Categoria do post:Mídia

A Isla Sementes foi a empresa campeã da chamada pública para multiplicar e vender as sementes da alface Litorânea e do tomate Kaiçara desenvolvidos pela Epagri para cultivo orgânico. A expectativa é de que até dezembro as sementes de alface estejam disponíveis para o mercado e as de tomate em março de 2020. Os dois cultivares foram desenvolvidos pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí.

O cultivar de alface SCS374 Litorânea é resultante de um prolongado trabalho de seleção de plantas realizado desde 2008 dentro do sistema orgânico de cultivo. O objetivo da seleção foi de obter plantas mais produtivas, com pendoamento tardio e menor suscetibilidade às doenças foliares.

A avaliação foi realizada na área de pesquisa em hortaliças da Epagri de Itajaí e também em propriedades rurais de tradicionais produtores de alface orgânico no Vale do Itajaí e Litoral de Santa Catarina. O cultivar SCS374 Litorânea destacou-se em praticamente todas as características avaliadas: apresenta peso médio de 312g e diâmetro da cabeça de 40cm, número médio de 44 folhas por planta, sete dias a mais para iniciar o pendoamento e menor suscetibilidade ao míldio.

Já o tomateiro SCS375 Kaiçara tem como principal característica ser menos suscetível a doenças foliares como requeima e mancha de cladosporium. A planta possui menor arquitetura e folhas eretas, o que facilita os tratamentos fitossanitários. Os frutos têm o formato “caqui”, com peso médio de 106 gramas e diâmetro médio de 6,50cm. A produtividade média é de 68 toneladas/ha ou 5kg de frutos por planta. Os frutos têm coloração vermelha intensa, excelente sabor e prolongado tempo de prateleira.

Fundada em 1955, a Isla é uma das maiores empresas brasileiras de sementes de hortaliças, pioneira nessa área na América do Sul. Atua em vendas de sementes em praticamente todo o território brasileiro. As sementes dos cultivares orgânicos desenvolvidos pela Epagri poderão ser adquiridas em casas agropecuárias ou outros estabelecimentos comerciais do setor. A Epagri vai receber royalties sobre as sementes comercializadas pela Isla.