Epagri capacita agricultores de Entre Rios em fruticultura

  • Categoria do post:Mídia

Um grupo de agricultores familiares de Entre Rios se reuniu na propriedade da família Zanchet para aprender sobre fruticultura em uma oficina promovida pela Epagri do município. O encontro foi realizado no dia 26 de junho e capacitou os agricultores em práticas desenvolvidas no período de repouso das fruteiras, quando a seiva tem pouca circulação, o que facilita intervenções de manejo.

Os participantes aprenderam a escolher as mudas, definir os cultivares e fazer o plantio – medidas importantes para obter plantas com alta capacidade produtiva no futuro. Também foram orientados sobre implantação e manejo de pomares, podas e condução em plantas frutíferas. “Esse tipo de atividade é de suma importância, pois agrega não apenas o conhecimento técnico fornecido pela Epagri, mas também a troca de experiência vivenciada pelos fruticultores”, destaca Vitor Silveira Inácio, extensionista da Epagri de Entre Rios.

A capacitação contou com a participação do engenheiro-agrônomo Ivan Tormem, da Epagri de Chapecó, que mostrou na prática como escolher boas mudas de videira, pessegueiro e citros. Os técnicos da Epagri ainda orientaram o grupo sobre o controle da mosca-da-fruta com o uso de armadilhas caseiras, atrativos e produtos comerciais.

A Epagri trabalha para ampliar o número de famílias que atuam na fruticultura em Entre Rios. “Atualmente é inexpressivo o volume de frutas produzidas no município com finalidade comercial. O objetivo dessas ações é aumentar a quantidade e a qualidade na produção de frutas”, reforça o extensionista Vitor.