Congresso de fruticultura começa hoje em Florianópolis com palestra de representante da FAO

  • Post category:Mídia

O XXVII Congresso Brasileiro de Fruticultura abriu suas portas em Florianópolis hoje, 26, para 1,2 mil participantes, que a partir das 10h já podem conferir a primeira grande conferência do evento. Gustavo Chianca, representante adjunto da FAO, fala sobre o “Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras: diversidade dos alimentos é essencial para a alimentação”. O Congresso acontece até 29 de abril, no Centro de Eventos LHS.

Viticultura e produção de maçã estão entre os temas de hoje (Foto: Aires Mariga / Epagri)

O Congresso é o maior e mais tradicional evento de fruticultura no país, que acontece há 50 anos. A capital catarinense vai receber fruticultores, pesquisadores, extensionistas, professores, alunos, e técnicos de empresas públicas e privadas. Eles vão participar de palestras, minicursos, seminários, fóruns, encontro nacional, entre outras atividades. A organização é da Epagri em parceria com a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF).

Programação

Rafael Roveri Sabião, pesquisador da Epagri e um dos organizadores do evento, adianta que a programação do dia 26 segue repleta de nomes de impacto nacional. A partir das 10h30min Valdely Kinupp, pesquisador do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), fala sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s) na Fruticultura.

A palestra “Da floresta à prateleira: domesticação de frutíferas nativas com ênfase à goiabeira serrana” será concedida pelo professor da UFSC Miguel P. Guerra. A programação da manhã será encerrada com conferência “Manejo de Doenças da Videira”, com os palestrantes Marcus Almança e Ângela Patricia.

Durante a tarde, a programação se diversifica na forma de sessões temáticas. “Banana, maracujá, frutas de caroço, macieiras e viticultura serão os temas abordados”, descreve Rafael.

Abertura

Às 17h30min acontece a cerimônia de abertura oficial do evento. As principiais autoridades do setor confirmaram presença, entre elas o presidente da Epagri, Giovani Canola. O professor Rubens Nodari representa a Embrapa e Pedro Luiz Manique Barreto a UFSC. A Emater/MG também estará presente na pessoa do Otávio Maia, seu diretor-presidente. O presidente do Cnpq, Edvaldo Ferreira Vilela, confirmou presença, assim como a presidente da Capes, Cláudia Queda de Toledo. Além deste, estarão presentes importantes instituições do setor, como CREA/SC, federações, associações, cooperativas, conselhos, etc.

Serviço

  • O que: XXVII Congresso Brasileiro de Fruticultura
  • Quando: de 26 a 29 de abril
  • Onde: em Florianópolis, no Centro de eventos LHS (Rodovia SC-401, km 01 S/N Trevo de – Canasvieiras)
  • Informações e entrevistas: Rafael Roveri Sabião, pesquisador da Epagri e um dos organizadores do evento, pelo fone (49) 99109-6168
  • Programação

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista