Epagri realiza em Florianópolis, a partir da terça, 26, maior evento de fruticultura do Brasil

Florianópolis recebe a partir desta terça-feira, 26, o XXVII Congresso Brasileiro de Fruticultura, o maior evento do setor no país. Serão mais de 1,2 mil participantes, 600 trabalhos inscritos, 40 empresas e 50 anos de tradição no encontro promovido em parceria com a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF). O Congresso acontece no Centro de eventos LHS, em Canasvieiras.

Evento vai reunir mais de 1,2 mil pessoas na capital catarinense

A cerimônia de abertura acontece a partir 17h30min, com a presença de autoridade nacionais e estaduais, seguida de coquetel de confraternização. Antes disso, a partir das 10h, tem início a programação de conferências, reunião da Câmara Setorial da Fruticultura, visita à exposição e sessões temáticas.

Durante a semana o Congresso vai contar com exposições, conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos, visitas técnicas e apresentação de trabalhos científicos. Serão divulgados e discutidos temas relevantes para a fruticultura catarinense e brasileira, proporcionando o intercâmbio de importantes informações entre os agentes envolvidos, tais como pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, produtores e técnicos de empresas públicas, privadas e outras instituições que trabalham para o desenvolvimento do setor.

O encerramento está marcado para 16h do dia 29, sexta-feira. A partir da segunda-feira, 25, tiveram início as atividade de saídas de campo, em outras cidades de Santa Catarina.

Arena de negócios

Um dos pontos altos do evento será a arena de negócios, que neste ano conta com mais de 50 expositores, o maior número da história do Congresso. “A arena acontece nos dias 27 e 28 e será uma oportunidade de as empresas do setor entrarem em contato direto com os participantes”, descreve Rafafel Roveri Sabião, pesquisador da Epagri e um dos organizadores do evento.

A inovação para a fruticultura brasileira, o mapeamento da cadeia produtiva da maçã, tendência e sustentabilidade do pós-colheita, influências da tela antiganizo, aplicação de equipamentos portáteis, competitividade, novas tecnologias de polinização, manejo fisiológico para uso eficiente dos recursos na agricultura, estão entre os temas a serem abordados no contato direto a ser proporcionado pela arena. Também haverá apresentação de startups convidadas

Feira de inovação e hackathon

O Congresso também receberá uma feira de tecnologias e uma maratona de inovação (hackathon fruit), que estão sendo organizados pelo Sebrae. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias para a humanização do trabalho no campo e racionalização do uso de insumos e recursos naturais.

Fórum especiais

Outra importante programação é formada pelos Fóruns Especiais. Entre os temas a serem debatidos, estão ensino na graduação, com relatos sobre a docência em fruticultura no Brasil. A pós-graduação em fruticultura no Brasil também vai estar em pauta, abordando os aspectos da formação dos pós-graduandos e os desafios e oportunidades que virão no cenário pós Covid-19.

No fórum da defesa vegetal os debates vão girar em torno de estratégias integradas frente aos desafios da saúde de plantas contra pragas prioritárias para o Brasil. “Trata-se de um debate entre renomados profissionais que atuam na área, buscando demonstrar os desafios da defesa sanitária vegetal no Brasil, sugerindo estratégias, como o ensino profissional, educação fitossanitária, investimentos, normas e fiscalização”, descreve Rafael.

Também acontece o fórum sobre a extensão rural. Serão apresentados casos de sucesso na assistência técnica e extensão rural em fruticultura na Epagri, Emater/RS e Consultoria privada no Vale do Rio São Francisco (PE e BA).

XVII Enfrute

Nos dias 28 e 29 o Congresso sedia paralelamente o XVII Enfrute: Encontro Nacional Sobre Fruticultura de Clima Temperado. Com realização em parceria pela Epagri, Uniarp, Prefeitura de Fraiburgo e Embrapa, o evento terá como tema central a valorização da ciência brasileira para a produção de frutas, em busca de uma fruticultura cada vez mais competitiva.

A programação do Enfrute é composta por palestras, simpósios satélites, conferências, entre outras atividades. O destaque fica para a entrega do Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura, marcada apara acontecer a partir das 11h40min do dia 29, no auditório principal.

• O que: XXVII Congresso Brasileiro de Fruticultura
  • Quando: de 26 a 29 de abril
  • Onde: em Florianópolis, no Centro de eventos LHS (Rodovia SC-401, km 01 S/N Trevo de – Canasvieiras)
  • Informações e entrevistas: Rafafel Roveri Sabião, pesquisador da Epagri e um dos organizadores do evento, pelo fone (49) 99109-6168