Observatório do Agronegócio Catarinense vai gerar informações estratégicas cruzando bases de dados da Epagri e de parceiros

  • Categoria do post:Mídia

Até o final de 2022 o Estado vai contar com o Observatório do Agronegócio Catarinense, uma tecnologia informacional estratégica para tomada de decisões em diferentes níveis. Na prática, trata-se de um portal na internet desenvolvido pela Epagri/Cepa que vai reunir em um só lugar dados de diversas bases, tanto da Epagri quanto de parceiros externos, oferecendo inteligência de negócios a partir de informações e indicadores.

Diretoria da Epagri conheceu a proposta nesta quinta-feira, 31

A tecnologia, que foi apresenta à diretoria da Epagri nesta quinta-feira, 31, vai integrar os bancos de dados de forma automática, permitindo ao usuário inúmeras filtragens, que vão gerar informações e permitir acompanhar o desempenho do agronegócio catarinense.

Na primeira etapa do projeto, que será concluída até o final deste ano, o portal disponibilizará informações em oitos grandes áreas: comércio exterior, desempenho do agro, comércio interestadual, desenvolvimento rural, produção agropecuária, infraestrutura, mercado agropecuário e políticas públicas.

Além dos dados da Epagri, a tecnologia vai reunir e cruzar informações das bases da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Secretaria de Estado da Fazenda, do IBGE, do Banco Central, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Ceasa, da Conab, da Cidasc e do Comex Stat, portal de estatísticas de comércio exterior.

Decisões embasadas e seguras

As informações serão disponibilizadas em forma de gráficos de inteligência analítica e também em análises dos técnicos da Epagri/Cepa divulgadas por vídeos, podcasts e publicações como artigos e relatórios. O público é formado pela sociedade em geral, com destaque para produtores rurais, técnicos da Epagri e de outras instituições, lideranças governamentais e do setor produtivo. O acesso aos dados de dará em diferentes níveis. Desde o governador, secretários de estado, até o agricultor, todos os interessados poderão buscar no portal as informações que necessitam, sem a intermediação humana.

“O Observatório vai gerar informações e indicadores que vão permitir aos usuários tomarem decisões mais embasadas e, portanto, mais seguras”, garante Edilene Steinwandter, ex-presidente da Epagri, que acompanhou a apresentação ainda na condição de presidente. “No âmbito interno, a ferramenta vai dar capacidade e competitividade em conhecimento aos extensionistas e pesquisadores da Epagri”, ressalta Reney Dorow, gerente da Epagri/Cepa.

A expectativa da Epagri/Cepa é lançar a primeira versão do portal já no final de 2022, mas o projeto segue até 2024. Até lá, serão inseridos novos dados, novas áreas temáticas e feitas as adequações necessárias com base nas experiências dos usuários.