Políticas públicas transformam a vida de família rural em Guatambu

  • Categoria do post:Mídia
Com apoio da Epagri, Antoninho, Rita e o filho Fernando Vicenzi têm acesso a diversas políticas públicas

É graças ao apoio da Epagri que milhares de famílias rurais têm acesso a políticas públicas federais e estaduais para realizar seus sonhos, prosperar e permanecer no campo. Em cada município, os extensionistas da Empresa orientam os agricultores a respeito desses incentivos e elaboram projetos para que as famílias obtenham os recursos de que precisam para crescer. É assim que a família Vicenzi, de Guatambu, no Oeste catarinense, vem sendo apoiada por diversas políticas públicas e construindo uma história de sucesso.

Em uma propriedade de 9,6ha, a família se dedica principalmente à produção de leite e ao cultivo de pepino conserva e couve-flor em abrigo. São 7,5ha cultivados com pastagem e duas estufas de 500m². Em cada canto da propriedade tem a mão da Epagri no acesso a alguma política pública. As estufas foram financiadas pelo Programa Nacional para Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Também foi com essa linha de crédito que os Vicenzi financiaram a construção de um estábulo e de uma garagem para máquinas, a compra de um trator e o custeio das atividades.

Estufas de hortaliças foram financiadas pelo Pronaf

Para reformar e ampliar a casa, a família contou com financiamento do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Os Vicenzi também já receberam subsídio do Programa Terra Boa, da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, para aquisição de calcário e sementes de milho.

 “Como a área da propriedade é pequena, os financiamentos ajudaram muito, principalmente no início da atividade, porque o prazo para pagamento é bom e a parcela anual e os juros são baixos, facilitando a compra de equipamentos e máquinas para ajudar na produção”, diz o produtor Antoninho Vicenzi.

Preservação ambiental

Participando de eventos e capacitações e recebendo visitas de assistência técnica, as famílias conhecem tecnologias e discutem com os técnicos da Epagri a implantação delas nas propriedades. Depois de participar do I Seminário de Conservação de Solo em Caxambu do Sul, a família decidiu implantar terraços nas áreas cultivadas para evitar a erosão. A orientação e a demarcação das estruturas foram executadas pelos técnicos da Epagri. Hoje a propriedade conta com 600m lineares de terraços, contribuindo para a preservação do solo e da água.

Terraços construídos na lavoura protegem o solo da erosão

Graças a um convênio entre a Epagri e a UHE Foz do Chapecó, a família também recebeu materiais para cercar uma Área de Preservação Permanente de 8 mil metros quadrados, evitando que os animais da propriedade tenham acesso a ela. Nesse programa, a família recebeu o material e ficou responsável pela instalação da cerca.

Incentivo para ficar

Em 2019, o jovem Fernando Vicenzi, filho mais novo e sucessor da propriedade, participou do Curso Organização, Gestão e Protagonismo com Jovens Rurais do Oeste de SC, oferecido pela Epagri. O curso, realizado em forma de alternância, capacita os jovens em diversas cadeias produtivas, além de áreas como desenvolvimento pessoal e humano. Fernando também foi beneficiado com recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) para adquirir um notebook.

No fim do curso, o jovem apresentou uma proposta de melhoria da atividade de bovinocultura na propriedade que prevê implantação de água e sombra na pastagem para melhorar o bem-estar animal e a produção de leite. Um projeto está sendo construído para buscar apoio e financiamento do FDR e tornar tudo isso realidade.

Fernando comemora com a mãe a formatura no curso de jovens rurais da Epagri

Renda e qualidade de vida

Para Dirceu Junior Ferri, extensionista rural da Epagri em Guatambu, as políticas públicas proporcionam melhores condições para o desenvolvimento das atividades das famílias rurais e contribuem para a permanência dos agricultores no campo com maior renda e qualidade de vida. “Os funcionários da Epagri e seus meios de trabalho formam o elo para que as políticas públicas sejam aplicadas da maneira correta e para que não somente os agricultores, mas toda a sociedade, receba seus benefícios”, afirma.

Para saber como ter acesso a políticas públicas para sua propriedade, procure o escritório da Epagri em seu município.