De março a setembro, agricultores de Vitor Meireles são capacitados para melhoria na produção de leite

  • Categoria do post:Mídia

Um grupo de 15 produtores de Vitor Meireles, no Vale do Itajaí, iniciou em março o curso Escola do Leite, proposta do Programa Pecuária da Epagri para a realização de um planejamento estratégico de melhoria da pecuária leiteira nas propriedades da região. O curso é realizado em seis módulos, por meio de encontros mensais entre março a setembro. O primeiro módulo teve como tema “A proposta Epagri para o sistema de produção de leite à base de pastagem perene de verão”.

O primeiro encontro aconteceu na propriedade do agricultor Volnei Schotten, que conta com pastagens perenes de verão implantadas há oito anos

A extensionista da Epagri em Vitor Meireles, Maíra Suave, relata que o público deste ano do curso é formado por três gerações: pais, filhos e netos de produtores de leite do município. “Temos jovens que estão assumindo a atividade leiteira em suas propriedades, mulheres que são as protagonistas nesta atividade e produtores que atuam há mais de 30 anos no segmento”, diz elas.

O primeiro encontro aconteceu na propriedade do agricultor Volnei Schotten, membro fundador da Associação de Produtores de Leite do município e que atualmente trabalha exclusivamente com a atividade leiteira e conta com pastagens perenes de verão implantadas há oito anos. Participaram do primeiro módulo o líder do Projeto Pecuária, Alexandro Kolling, e o extensionista rural Giovani Riscarolli, que irá realizar o curso no município de Dona Emma.

“Cada módulo é realizado em uma propriedade diferente. Em cada um deles vamos realizar importantes trocas de conhecimentos com o grupo sobre as potencialidades e os desafios pecuária leiteira vivenciados na propriedade rural e na região”, diz Maíra.

O curso Escola do Leite foi escrito e iniciado pelas extensionistas rurais Maíra Suave e Iara Zimmermann de Souza em 2020 e logo foi cancelado pelas restrições sanitárias da Covid-19. Em 2021 o curso foi realizado no município de Braço do Trombudo, com a extensionista Iara. Este ano o curso é inaugurado em Vitor Meireles, com a parceria da Secretaria de Agricultura do município e toda a equipe do Programa Pecuária da Epagri. 

Conheça o sistema de produção à base de pastagens perenes na reportagem de nossa equipe de TV: