Jovens rurais de Guaraciaba conhecem tecnologias da Epagri em São Miguel do Oeste

Conhecer tecnologias que podem ser aplicadas para melhorar as propriedades rurais no Extremo Oeste Catarinense. Foi com esse objetivo que a Epagri de Guaraciaba levou 25 jovens rurais até o Centro de Treinamento da Empresa em São Miguel do Oeste (Cetresmo) para realizar uma visita técnica no dia 24 de maio.

Jovens rurais conheceram tecnologias para produção de leite à base de pasto

Os profissionais da Epagri apresentaram soluções para diferentes áreas, como produção de leite à base de pastagens perenes, conservação do solo e da água, cultivo de alimentos para consumo da família, organização dos arredores da propriedade e jardinagem. “O Cetresmo é referência para a agricultura familiar da região. O objetivo da visita foi mostrar ao grupo as tecnologias e a estrutura que a Empresa oferece”, conta Aurea Gasperin Facco, extensionista da Epagri de Guaraciaba.

A ideia é que o grupo leve o aprendizado para as propriedades rurais

Essa foi mais uma etapa do curso que a Epagri de Guaraciaba está oferecendo para jovens rurais do município. A capacitação, com atividades teóricas e práticas, tem foco na bovinocultura de leite à base de pasto e em melhorias nas propriedades rurais. “O curso encerra em setembro, e a ideia é que os jovens tenham acompanhamento após a capacitação para melhorar suas propriedades nos aspectos econômicos, sociais e ambientais”, diz Aurea.

A capacitação dos jovens de Guaraciaba é promovida pela Epagri com os seguintes parceiros: Secretaria Municipal de Agricultura, Câmara de Vereadores, Casa Familiar Rural, Sintraf, Cooper Alfa, Sicoob, Cresol e Banco do Brasil.

Conheça no vídeo o sistema de produção de leite à base de pastagens perenes: