Epagri comemora 30 anos com Dia da Cidadania Rural nesta terça, 30, em Joinville

  • Post category:Mídia

A Gerência Regional da Epagri em Joinville realiza nesta terça-feira, 30, o Dia da Cidadania Rural, mais um evento a compor o calendário comemorativo dos 30 anos de fundação da Epagri. São esperadas cerca de 300 pessoas, do campo e da cidade, que poderão participar de minipalestras, minioficinas e outras atrações que visam democratizar o conhecimento produzido pela Empresa. O evento acontece a partir das 9h, na Epagri do município, que fica na rodovia SC 418, Km 0,3, bairro Pirabeiraba.

Unidade da Epagri em Joinville deve receber 300 pessoas nesta terça (foto: Aires Mariga / Epagri)

As minioficinas tratarão de temas de interesse dos públicos rural e urbano. Biofertilizantes, abelhas nativas, compostagem, meteorologia e Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) estão entre os diversos assuntos a serem abordados.

Já nas minipalestras, os assuntos são mais de interesse específico dos agricultores familiares, como sucessão familiar, outorga de água, linhas de crédito, seguro agrícola, cooperativismo, entre outros.

O Dia da Cidadania Rural terá também outras atrações que vão interessar pessoas de todas as idades, tanto do campo quanto da cidade. Haverá exposição de pequenos animais, venda de produtos coloniais e de lanches, mostra de máquinas e equipamentos, energia fotovoltaica e muito mais. A programação encerra às 16h, com bolo de aniversário pelos 30 anos de fundação da Epagri.

“Nossa intenção é trazer ao público um pouco do que realizamos na região, bem como comemorar com a sociedade nossa satisfação em colaborar com o desenvolvimento sustentável do meio rural catarinense nesses 30 anos de história da Epagri”, explica Hector Silvio Haverroth, gerente regional da Epagri em Joinville.

30 anos da Epagri

Em 20 de novembro de 1991 o Estado uniu os trabalhos de pesquisa e extensão rural e pesqueira, somando experiências em diferentes áreas e fortalecendo ainda mais o setor. De lá para cá, a Epagri se firmou junto à sociedade como uma empresa confiável e eficiente, sempre ao lado dos catarinenses. Para marcar seus 30 anos a Empresa organizou um calendário comemorativo com eventos que acontecem por toda Santa Catarina até dezembro.

A Epagri está presente em todos os municípios de Santa Catarina, que podem contar com o serviço de pelo menos um extensionista rural. Dispõe de 13 unidades de pesquisa estrategicamente espalhadas pelo Estado a fim de desenvolver tecnologias aplicadas às necessidades dos agricultores de cada região. A estrutura da Empresa conta ainda com 13 Centros de Treinamento, também espalhados pelo território catarinense com o objetivo de capacitar agricultores, técnicos e outros profissionais.

O sucesso de Santa Catarina no agronegócio é um dos reflexos do bom trabalho desenvolvido pela Epagri ao longo de seus 30 anos de história. Em 2020, em plena crise sanitária e econômica, o Estado catarinense alcançou o maior Valor de Produção Agropecuária (VPA) da história: R$40,9 bilhões. No ano passado, a agropecuária catarinense também bateu recorde de participação no valor de exportações do Estado: 70,2%.

Santa Catarina é hoje o maior exportador de suínos e o segundo maior de frangos do Brasil. Somos o maior produtor de cebola, ostra, maçã e carne suína do país; o segundo maior produtor de arroz, carne de frango, palmito, pitaia e pera; terceiro de alho, erva-mate, maracujá e pêssego e quarto de uvas. Tudo isso numa área que ocupa apenas 1,13% do território nacional.

Serviço

  • O que: Dia da Cidadania Rural
  • Quando: terça-feira, 30 de novembro, das 9h às 16h
  • Onde: na Epagri de Joinville (rodovia SC 418, Km 0,3, bairro Pirabeiraba)
  • Informações e entrevistas: Hector Silvio Haverroth, gerente regional da Epagri em Joinville (47) 34611525

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista
(48) 99989-2992