Epagri promove conscientização sobre saúde em Bom Jesus do Oeste

  • Categoria do post:Social

O município de Bom Jesus do Oeste comemorou o Dia Mundial da Saúde com a Campanha Saber, Sabor e Saúde, que ofereceu à comunidade informações sobre saúde e atividades culturais. O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril e as atividades em Bom Jesus do Oeste foram antecipadas para 3 de abril. 

Atividade comemorou o Dia Mundial da Saúde (Fotos: Divulgação / Epagri)

O evento teve apoio da Secretaria Municipal de Saúde, cujos funcionários ofereceram os serviços de aferição da pressão arterial, teste de Hemoglobina glicada (Hgt) e promoveram atividades físicas. Os participantes receberam ainda informações gerais sobre a saúde, especialmente orientações sobre a dengue. Para as crianças, a equipe da unidade de saúde preparou e apresentou  um teatro de fantoches, com o tema “Respeitar o outro é legal”. 

O grupo Cultivando Saberes foi outro apoiador importante do evento e ofereceu gratuitamente a cada visitante um repelente caseiro, um xarope de guaco, um pacote de  composto de chá calmante, mudas de ervas e diversas orientações sobre a utilização de chás. As integrantes do grupo também apresentaram outros produtos feitos por elas e que os visitantes podem fazer em casa, para uso da família. O evento também teve apoio do Cras. 

Grupo Cultivando Saberes

O grupo Cultivando Saberes foi criado em 2014 e conta com 25 mulheres. “O objetivo principal é a busca de conhecimentos sobre as  plantas bioativas, incluindo a sua identificação, uso correto e resgate do seu cultivo e utilização”, detalha Adriane Menin, extensionista social da Epagri em Bom Jesus do Oeste e coordenadora do grupo. O grupo é formado em sua maioria por agricultoras que têm afinidade e interesse em saber mais sobre as plantas, mas conta também com agentes comunitárias de saúde do município. 

Além de participar de atividades direcionadas para a população em geral, o grupo se encontra várias vezes no ano para compartilhar saberes. “Cada integrante contribui com o seu conhecimento, que muitas vezes traz de sua mãe, de sua avó. Esses saberes populares se juntam com os saberes técnicos e, assim, vão sendo trabalhados para proporcionar melhor qualidade de vida às famílias”, relata a extensionista. 

Grupo Cultivando Saberes compartilha conhecimentos sobre plantas bioativas

Nos encontros também são realizadas atividades práticas para produção de tinturas de plantas, xaropes, pomadas, cremes e desidratação de plantas, além de promover a troca de mudas e o compartilhamento de receitas. “Esse trabalho traz como consequência uma vida mais saudável”, afirma Adriane. 

“A interação social que acontece com a realização dos encontros também atua na saúde mental dessas mulheres que, por gostarem dos temas discutidos, sentem-se felizes e realizadas pela oportunidade de compartilharem seus saberes”, avalia a extensionista. Ela entende ainda que o trabalho que realizam de plantio, cultivo e colheita dos chás funciona como uma terapia, “pois estão fazendo algo que gostam e com isso sentem prazer e satisfação”. 

Por outro lado, a participação das agentes de saúde permite que elas adquiram conhecimentos que depois serão compartilhados com a comunidade. “Desta forma,  promovem um resgate da importância da alimentação natural, do uso correto dos chás, do aproveitamento do que a natureza dispõe para que as famílias tenham uma vida mais saudável”, comemora Adriana. 

Segundo a extensionista da Epagri, a atuação deste grupo está sendo de grande valia para a sociedade. “Elas estão demonstrando na prática quantos benefícios podemos ter ao cultivar e utilizar corretamente as plantas que a natureza nos oferece de forma gratuita. E a efetiva parceria com a unidade de saúde e o Cras fortalece esse trabalho”, finaliza.