Encontro de mulheres reúne 200 participantes em Bom Jesus do Oeste

Mais de 200 participantes se reuniram no Salão Comunitário da Linha Jundiá, em Bom Jesus do Oeste, para o 4° Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais. O evento, realizado no dia 22 de junho, comemorou o dia municipal da mulher trabalhadora rural, instituído pela lei nº 940/14. A iniciativa vem crescendo ano a ano e fez parte das festividades do 24º aniversário do município.

O encontro foi promovido pela prefeitura e pela Epagri com o objetivo de tirar as mulheres da rotina, promover a troca de experiências e realizar homenagens. “Não foi somente um dia de comemoração. Foi também de mobilização, reflexão e valorização. Um dia para pensar na real importância de toda classe agricultora, independente de gênero, idade ou posição social”, destaca Adriane Menin, extensionista da Epagri.

A programação iniciou com uma palestra de Vilson Cechetti e Deivid Freitas, que sensibilizaram as participantes sobre a importância de reconhecer seu próprio valor. Eles lembraram as mulheres da necessidade de preservar sua identidade e valorizar o meio rural.

Depois do almoço, preparado com alimentos locais, a programação seguiu com a troca de saberes, sementes e mudas. O objetivo foi incentivar a produção diversificada de alimentos saudáveis para a alimentação familiar, resgatando espécies quase esquecidas. Para encerrar o encontro, as mulheres participaram de um bingo.