EPAGRI 30 ANOS: Ajudamos SC a se tornar polo de produção sustentável de pitaia

  • Categoria do post:Mídia

Você já deve conhecer a pitaia, porque ela não passa despercebida. Já deve ter até provado essa fruta e descoberto como ela faz bem para a saúde.

Mas o que você talvez não saiba é que, com apoio da Epagri, Santa Catarina se tornou, em poucos anos, o segundo maior produtor de pitaia do Brasil. Só na última safra, o estado colheu mil toneladas dessa fruta, com um aumento de 60% em relação ao ano anterior. A área de produção está estimada em 200 hectares, concentrados principalmente no Sul Catarinense.

A maior parte dos produtores de pitaia do Estado aplica as tecnologias orientadas pela Epagri, derivadas do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças. Entre elas estão o uso de plantas de cobertura, a adubação orgânica e o manejo conservacionista do solo.

A Epagri atua com orientação técnica para o cultivo, promove capacitações, apoia a organização das famílias e desenvolve pesquisas nessa área.

Para os agricultores, a pitaia se tornou uma fonte de renda sustentável, com excelente produtividade em pequenas áreas e alto valor de mercado. Organizadas em cooperativas, as famílias expandem as vendas dentro e fora do Brasil.

Clique aqui para ouvir esta notícia.

30 motivos para amar a Epagri

No dia 20 de novembro, a Epagri completa 30 anos. Até lá, os catarinenses vão conhecer “30 motivos para amar a Epagri”. A cada dia, um novo motivo será apresentado no site da Epagri, nas redes sociais e no programa de rádio Panorama Agrícola.

Para comemorar a data, a Epagri está preparando uma série de eventos em todas as regiões de Santa Catarina. Acompanhe a programação nos canais de comunicação da Empresa e venha comemorar conosco!

A Epagri é uma empresa pública, vinculada ao Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural. A criação da Empresa, em 1991, uniu os trabalhos de pesquisa e extensão rural e pesqueira em Santa Catarina, somando décadas de experiência em diferentes áreas e fortalecendo ainda mais o setor.