Epagri lança publicação técnica sobre cultivo de pitaia

  • Categoria do post:Mídia
Boletim orienta sobre o cultivo sustentável da pitaia

A Epagri disponibiliza gratuitamente de forma on-line uma publicação técnica sobre o cultivo da pitaia, com uma série de recomendações para o manejo sustentável da espécie. Produzido por pesquisadores e extensionistas da Empresa, o boletim técnico procura suprir os principais gargalos técnicos da cultura, como produção de mudas, preparo da área, adubação, identificação e manejo de pragas, doenças, polinização e colheita. “Por ser uma cultura nova, mesmo no Brasil, muitos produtores, técnicos e agrônomos têm dúvidas em relação às práticas culturais”, destacam os autores.

Um dos destaques é o capítulo que aborda a aplicação dos princípios do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) em pomares de pitaia. Esse sistema difundido pela Epagri tem contribuído para o crescimento da cadeia produtiva sobre bases sustentáveis em Santa Catarina. O SPDH preconiza técnicas como uso de plantas de cobertura para promover melhorias da qualidade física, química e biológica do solo, protegendo-o da compactação, da erosão e das altas temperaturas, além de oferecer uma série de outras vantagens para o cultivo.

Produção de pitaia está em expansão em SC, com cerca de 200ha de pomares

Cultivo em expansão

A produção de pitaia vem se expandindo em território catarinense, principalmente entre os pequenos produtores, por ser uma cultura consideravelmente rústica, de fácil manejo e ter alto valor agregado dos frutos. De acordo com estimativa da Epagri, a área de cultivo de pitaia no Estado é de 200ha. Santa Catarina é o segundo maior produtor da fruta no País, atrás de São Paulo. A cultura também vem ganhando espaço em estados como Pará, Bahia, Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

A Epagri, por meio de seus pesquisadores e extensionistas, desenvolve estudos sobre os diversos aspectos do cultivo da pitaia, com a meta de criar um sistema de cultivo voltado especificamente para as condições de Santa Catarina. O boletim técnico procura atender a demanda imediata por informações sobre a cultura, até que os estudos específicos no Estado sejam concluídos. Além do referencial bibliográfico, as informações vêm de resultados prévios de pesquisas, do acompanhamento de produtores e da experiência dos profissionais que elaboraram a publicação.

Baixe o boletim

Para fazer download do Boletim Técnico nº 196 – “Cultivo de Pitaia”, clique aqui.