Monitoramento da cigarrinha-do-milho e Semana do Pescado são assuntos do Panorama Agrícola

  • Categoria do post:Mídia

Donato João Noernberg e Ofélia Maria Campigotto são os entrevistados do Panorama Agrícola desta segunda-feira, dia 16 de agosto. Extensionista da Epagri na região de Canoinhas, Donato fala sobre a instalação de armadilhas, em três municípios do Planalto Norte, para monitorar a cigarrinha-do-milho. Esse trabalho está começando agora e vai até o fim do ciclo, em fevereiro do próximo ano, em Major Vieira, Rio Negrinho e Canoinhas. Insetos coletados serão enviados para o Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri (Cepaf), em Chapecó, para identificar se a cigarrinha está ou não infectada pelo vírus que causa doenças do complexo de enfezamento na cultura do milho.

Epagri monitora a cigarrinha-do-milho no Planalto Norte Catarinense com armadilhas (Foto: Círio Parizotto)

Ofélia Campigotto, que preside a Associação Catarinense de Aquicultura e também a Associação dos Aquicultores do município de Gaspar, faz a divulgação da Semana do Pescado, que será realizada de 1 a 15 de setembro. 

Na terça-feira, dia 17, o Panorama Agrícola explica como o produtor pode melhorar o uso da água na lavoura de arroz em Santa Catarina. O extensionista Donato Lucietti, que coordena a área de Grãos da Epagri, destaca práticas para otimizar o uso de água na lavoura. “Bom acabamento das taipas e reforço seguram muito mais a água da chuva, fazendo com que a lavoura se torne menos dependente de córregos e rios”, ensina. Outra prática é o nivelamento final durante o preparo do solo, mantendo-se uma lâmina de água mais baixa na lavoura. Isso é eficiente no controle de plantas daninhas. Donato também conversa com um rizicultor, que diz como garante a segurança hídrica na safra.

Indicação Geográfica, Denominação de Origem para a Maçã Fuji da Região de São Joaquim é tema do Panorama Agrícola de 18 de agosto, quarta-feira. Municípios de São Joaquim, Urubici, Urupema, Painel e Bom Jardim da Serra podem usar esse selo do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. A pesquisadora Mariuccia Schlichting de Martin, da Estação Experimental da Epagri em São Joaquim, dá detalhes dessa conquista.

Robson Ventura, médico-veterinário e pesquisador do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca da Epagri (Cedap), conta, no Panorama Agrícola de quinta-feira, dia 19, como a produção e a comercialização legais e seguras da maricultura em Santa Catarina contribuem para que ostras vivas sejam vendidas em supermercados de Florianópolis – um novo mercado já que está sendo explorado por um produtor da ilha.

E, na sexta-feira, em sequência à série Frutas e Vegetais, o produto da vez é o repolho, fonte de vitamina C, de acordo com a extensionista Telma Koene, de Mafra, que é também nutricionista e coordena, na Epagri, o programa Gestão e Mercados.

Ouça o Panorama Agrícola nas plataformas digitais de podcast Sound Cloud ou Spotify. Acompanhe também em panoramaagricola.epagri.sc.gov.br.

Participe do Panorama Agrícola: envie mensagem com perguntas do agro em Santa Catarina para (48) 98801 7226.