Rádio destaca como coletar amostras para análise fitossanitária

O Panorama Agrícola de hoje, 23 de agosto, tem instruções básicas de coleta e envio de amostras de plantas para análises fitossanitárias no Laboratório de Fitossanidade do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (CEPAF) da Epagri em Chapecó. Para um diagnóstico fitossanitário correto, é fundamental que as amostras estejam em bom estado de conservação e representem o máximo possível a situação observada no campo. Um manejo eficaz de determinado problema fitossanitário depende de uma diagnose precisa, que só pode ser realizada se as amostras forem coletadas, armazenadas e transportadas ao laboratório de maneira adequada. As amostras devem ser coletadas de acordo com o quadro sintomatológico observado. Caso os sintomas sejam localizados em partes específicas da planta, pode-se coletar folhas, partes dos ramos e frutos. Já nos casos em que os sintomas são disseminados por toda a planta convém coletar seções consideráveis do caule e das raízes, e até mesmo da planta inteira quando possível. Ouça o que fazer no caso de doenças, se o problema for inseto ou ácaro ou se for nematoide ou outra praga subterrânea. Informações adicionais no fôlder técnico da Epagri.

A coleta correta da amostra é fundamental para diagnosticar a doença (Foto: Leonardo Araújo / Epagri)

Acompanhe nesta segunda-feira, também, informações da Semana do Pescado em Joinville e região, com Fernanda Queiróz e Silva, técnica em Aquicultura da prefeitura de Joinville. Ela fala de ações para valorizar o pescado, incluí-lo na merenda escolar e de cursos de culinária com frutos do mar.

No dia 24 de agosto, terça-feira, o Panorama Agrícola destaca a produção sustentável de grãos, agricultura regenerativa no Oeste de Santa Catarina. O extensionista Marcelo Henrique Bassani, da equipe regional de Xanxerê, diz que ferramentas a Epagri utiliza em uma Unidade de Referência Tecnológica, no município de Faxinal dos Guedes, para auxiliar produtores na conservação do solo e da água e no manejo sustentável de pragas e doenças.

Artesanato em vime é o tema do Panorama Agrícola na quarta-feira. Saulo Poffo, da Epagri em Bocaina do Sul, e José Lindomar de Liz Rosa, que coordena o grupo União do Vime, falam do centro de comercialização às margens da BR-282.

No mesmo dia, o pesquisador Carlos Eduardo Salles de Araújo destaca nova funcionalidade do site da Epagri/Ciram: a previsão de geada on-line.

Informações do Congresso Brasileiro de Agronomia e sobre a prática da agroecologia no Alto Vale do Itajaí estão no Panorama Agrícola de quinta-feira. Kleber Souza dos Santos, presidente da Confederação dos Engenheiros-Agrônomos do Brasil, convida para o congresso, de 19 a 22 de outubro, em Florianópolis.

Glauco Lindner, da Epagri em Rio do Sul, explica como fazer a transição do sistema convencional para o agroecológico.

E na sexta-feira, dia 27 de agosto, o programa destaca o aipim, fonte de energia e de segurança alimentar, e a beterraba, cor e sabor. Quem fala sobre se é aipim ou mandioca é a extensionista de Sangão, no Sul de Santa Catarina, Lilian Gonçalves dos Santos. Sobre a beterraba, a dica é de Aline Calliari, de Fraiburgo.

Ouça no Sound Cloud e no Spotify.

Acesse em panoramaagricola.epagri.sc.gov.br

Envie mensagens no telefone (48) 98801 7226.