Rádio da Epagri destaca assistência técnica e extensão rural digital

Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) digital é o assunto do programa de rádio da Epagri nesta segunda-feira, dia ­­12 de julho. A presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, explica no Panorama Agrícola qual é o conceito de ATER Digital e destaca experiências exitosas da Epagri, que levam tecnologias, informações e conhecimento para um público mais amplo. EpagriMob, Infoagro e Agroconnect são alguns desses serviços digitais da Empresa. A presidente enfatiza também as capacitações on-line como parte da Ater Digital. Edilene lembra que o serviço digital agrega, mas não substitui o trabalho presencial.

Na terça-feira, dia 13, você ouve uma dica técnica com o pesquisador Leandro Hahn, da Estação Experimental de Caçador, sobre a qualidade da semente de alho para o plantio. Também acompanha uma entrevista com o analista de socioeconomia da Epagri/Cepa Tabajara Marcondes. Ele conta o que é e como funciona o Conseleite, que dá transparência para os preços e fornece ferramentas para o produtor controlar os seus custos.

A piscicultura em Santa Catarina, em especial no Sul do Estado, é atração no Panorama Agrícola de quarta-feira. Luiz Rodrigo Mota Vicente, da Regional da Epagri em Tubarão, fala do trabalho da extensão, das tecnologias e das capacitações que colocaram a região na liderança na produção de peixes no Estado.

Na quinta-feira, dia 15, confira uma pesquisa que avaliou os efeitos do pastejo bovino na qualidade física do solo. Lucas Rauber, que desenvolveu o trabalho de Mestrado em Ciência do Solo com o apoio da Epagri em Lages, é o entrevistado do programa de rádio. O pesquisador da Estação Experimental de Lages Cassiano Eduardo Pinto diz que essa dissertação “preenche uma lacuna de como se manejam pastagens naturais”, de como é possível manejar conservando o solo, melhorando a produção animal e mantendo os serviços ecossistêmicos.

E na sexta-feira, vamos falar sobre noz-pecã, com Álvaro Roberto Poletto, que coordena o trabalho com fruticultura nas regionais de Palmitos e São Miguel do Oeste.

Ouça o Panorama Agrícola na emissora de rádio do seu município.

Acesse panoramaagricola.epagri.sc.gov.br para reproduzir o programa com qualidade de áudio na sua rádio.

Ouça também nas plataformas digitais de podcast Sound Cloud e Spotify e no aplicativo EpagriMob.