Tomate, morango e água para o campo em destaque no Panorama Agrícola

Cultura do tomateiro é destaque no Panorama Agrícola desta segunda-feira, dia 5 de julho de 2021. O pesquisador Rafael Morales, da Estação Experimental de Itajaí, fala do cultivar Kaiçara, que pode produzir até sete quilos por planta e é resistente a viroses. Da Estação Experimental de Caçador, o pesquisador Juracy Lins explica como fazer o manejo integrado contra tripes, com dicas e táticas de controle.

Cultivar de tomate Kaiçara, desenvolvido pela Epagri, é resiste a virose

Na terça-feira, o programa de rádio da Epagri começa a divulgar o Congresso Brasileiro de Agronomia, que vai ser realizado de 19 a 22 de outubro em Florianópolis. Também é divulgado o Água para o campo, programa de crédito para captar, armazenar, tratar e distribuir água na propriedade rural. Róbson Mondardo, responsável da Epagri por políticas públicas nas regiões de Campos Novos e Concórdia, dá detalhes sobre quem pode acessar o empréstimo, juros, subsídios, tempo para pagar, entre outras informações.

Na quarta-feira, Graziele Paula Dal Toé Schnorr, extensionista em Princesa, município do Extremo Oeste catarinense, dá detalhes de um fôlder técnico a respeito da Produção de alimentos para a família. O fôlder aborda questões de saúde e qualidade de vida, como terapia e renda extra para as famílias com a venda de excedentes do que é produzido de alimento para o autoabastecimento. O material foi organizado pelas extensionistas sociais da região para apoio em eventos, oficinas, feiras e práticas com agricultores. Também é uma reflexão, diz Graziele, sobre o quanto a família consome diariamente de alimentos produzidos na própria propriedade e se já fizeram a conta de quanto gastam ou economizam com alimentação.

A série Plantas Bioativas apresenta, na quinta-feira, com Alésia Lauschner, de Itapiranga, os benefícios da Quebra Pedra, anti-inflamatória e diurética. No mesmo programa, ouça informações de uma pesquisa em parceria com a Epagri sobre Tipificação de méis florais produzidos no Estado de Santa Catarina.

E, na sexta-feira, no Alimento e Cia., saiba mais do morango, de planta ornamental a planta comestível, com Miguel André Compagnoni, de Águas Mornas.

Ouça o Panorama Agrícola no aplicativo EpagriMob, em Sound Cloud, no Spotify e também em panoramaagricola.epagri.sc.gov.br