Tarde de campo em Curitibanos aborda uso de pó de rocha e adubação verde

  • Categoria do post:Mídia
Participantes conheceram estratégias de conservação do solo

A Epagri de Curitibanos orientou cerca de 20 agricultores sobre estratégias de conservação do solo em uma tarde de campo no dia 4 de março. O objetivo foi levar conhecimento sobre uso de biofertilizantes e adubação verde para os agricultores aplicarem nas suas propriedades.

O evento foi realizado na comunidade de Cerro Alegre e reuniu sócios da Coper Planalto Sul que produzem hortaliças e frutas orgânicas. “O uso dessas estratégias de conservação de solos é de fundamental importância dentro de um sistema de produção orgânica”, destaca a extensionista Juliana Golin Krammes, da Epagri de Curitibanos.

A programação iniciou com uma palestra sobre uso de pó de rocha na agricultura com a engenheira-agrônoma Genicelli Mafra Ribeiro, doutora em ciência do solo. A segunda palestra, sobre adubação de sistemas com pó de rocha e regeneração de solos, foi proferida pelo engenheiro-agrônomo Gregory Kruker, mestre em manejo ecológico de solos.

Plantas de cobertura

Extensionista apresenta espécies de adubos verdes

Na sequência, os participantes conheceram uma unidade demonstrativa de plantas de cobertura. A extensionista Juliana Golin Krammes apresentou várias espécies de plantas que podem ser utilizadas na propriedade como adubos verdes, fazendo rotação de culturas.

Os participantes observaram espécies de mucunas (verde, cinza e anã) e crotalárias (C. spectabilis e C. ochroleuca), leguminosas importantes para fixação biológica de nitrogênio, controle de nematoides, reciclagem de nutrientes, entre outras funções. “Também foi apresentado o trigo-mourisco como planta estratégica para quebra de ciclo de doenças de solo e algumas gramíneas para serem utilizadas em consórcio com as leguminosas para a formação de palhada e cobertura vegetal”, acrescenta a extensionista Juliana. 

Para saber mais sobre plantas de cobertura, assista ao vídeo: