Técnicos do Alto Vale do Itajaí atualizam conhecimentos em agricultura conservacionista

No evento foram abordados os princípios e os preceitos da agricultura conservacionista

Extensionistas rurais da Epagri do Alto Vale do Itajaí participaram, em março, do curso de Atualização Agronômica em Agricultura Conservacionista, realizado no Centro de Treinamento de Agronômica (Cetrag). No evento foram abordados os princípios (o que é) e os preceitos (como se faz) da agricultura conservacionista por pesquisador da Embrapa e por pesquisadores da Epagri que fazem parte do Grupo Solo e Água Estadual, do qual também participam extensionistas atuantes na área.

O pesquisador da Embrapa Trigo, José Eloir Denardin, referência nacional no tema, trabalhou vários aspectos da agricultura conservacionista. Segundo ele, essa é uma “agricultura conduzida sob a proteção de um complexo de tecnologias de caráter sistêmico, com o objetivo de preservar, manter e/ou restaurar/recuperar os elementos da biosfera ou recursos naturais (água, solo, vegetais), devidamente compatibilizadas com o uso de insumos externos”.

Um dos assuntos abordados foi sobre plantas de cobertura de verão e de inverno

O pesquisador Denilson Dortzbach (Epagri/Ciram) fez uma apresentação geral sobre a caracterização edáfica do Alto Vale do Itajaí, trazendo e colocando à disposição dos extensionistas dados, mapas e ferramentas que a Epagri/Ciram tem condições de apoiar em trabalhos nos municípios.

Álvaro José Back, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Urussanga,  falou sobre chuvas intensas e erosividade no Alto Vale do Itajaí, potencial de perdas de solo em diferentes sistemas de cultivo e dimensionamento de terraços. Ele também apresentou o livro e o programa HidroClimaSC, recente ferramenta disponibilizada para uso dos extensionistas nas atividades nos municípios, em especial em ações de conservação do solo e da água.

O curso também contou com demonstrações práticas em circuito de campo. Julio  Ramos, pesquisador em Manejo e Conservação do Solo e da Água da Estação Experimental de Campos Novos, fez demonstrações com simulador de chuvas e infiltrômetro de Cornell, dois importantes equipamentos utilizados para pesquisas e demonstrações práticas sobre erosão do solo e determinação da taxa constante de infiltração de água no solo, respectivamente.

Os participantes conheceram estratégias para mitigar a compactação do solo ou recuperar os solos compactados

Em outra estação, Leandro Prado Wildner, pesquisador do Epagri/Cepaf, e Juliane K. Justen, extensisonista rural da Gerência de Rio do Sul, apresentaram uma vasta coleção de plantas de cobertura de verão e de inverno, destacando as características e potencialidadesdas espécies.

O pesquisador Denardin (Embrapa Trigo) demonstrou várias técnicas de identificação da compactação e adensamento do solo, que são os dois principais limitantes da produtividade de ampla ocorrência no país. Ele também teceu comentários sobre as estratégias que devem ser implementadas para mitigar a ocorrência ou recuperar os solos compactados.

Fez parte da programação do evento uma primeira avaliação do “Kit solo Saudável”, que passou a integrar o programa Terra Boa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural em 2019. O programa é um incentivo à aquisição de sementes de plantas para adubação verde para promover o melhoramento do solo e da produtividade das culturas nas propriedades rurais em Santa Catarina.

Água, solo e plantas são recuperadas e preservadas na agricultura conservacionista

Capacitações contínuas

Leandro ressaltou que a Epagri vem recebendo a colaboração do pesquisador Denardin para os treinamentos de capacitação de seu quadro técnico.Tanto Denardin, quanto o pesquisador Jorge Lemainski, atual diretor geral da Embrapa Trigo, viabilizaram uma parceria com a Epagri que vem sendo construída desde 2014, com participações em encontros regionais estaduais de Plantio Direto (2014 em Maravilha; 2015 em Xanxerê e 2017 em Chapecó) e treinamentos teórico-práticos em várias regiões de Santa Catarina em 2019 e 2020. Outro resultado da parceira é o apoio ao uso da metodologia Terraço for Windows para a implantação desse novo sistema de terraceamento no estado.

O plantio direto é uma das práticas da agricultura conservacionista

O curso foi organizado pelo grupo temático regional do Programa Desenvolvimento Ambiental (DSA) e  coordenado pela extensionita Juliane. Ela  reforça que o tema é antigo e ao mesmo tempo atual, é necessário, transversal e ressalta a importância desses treinamentos de atualização e também de oportunidades de juntar esforços.

Para o coordenador estadual do Programa DSA, Célio Haverroth, a conservação do solo e da água é uma necessidade urgente para que a agropecuária catarinense possa ter um futuro sustentável. “Os técnicos e agricultores precisam se preparar com o conhecimento. Estamos retomando esse importante trabalho e o curso realizado com os extensionistas do Alto Vale do Itajaí faz parte da estratégia de capacitar multiplicadores para a execução de um futuro Plano Estadual de Conservação do Solo e Água”, diz.