Manejo e fertilidade do solo são temas de reunião em Irineópolis

O casal de agricultores Claudio e Daisy de Lima, de Irineópolis, no Planalto Norte Catarinense, recebeu os produtores do município em sua propriedade para uma reunião técnica sobre manejo e fertilidade do solo, promovida pela Epagri. O evento foi realizado no dia 7 de maio e fez parte do Programa Regional “Planorte água e solo”, do Programa municipal de conservação do solo, da água e das estradas rurais e do Programa de diversificação de propriedades “Anater Tabaco”.

Um dos assuntos abordados pelo extensionista rural do município, Alex Caitan Skolaude, foi o antagonismo entre os nutrientes do solo. Ele explica que as plantas necessitam dos nutrientes disponibilizados no solo para completar o ciclo de vida e fornecer produções que tragam lucro para o produtor rural. “No entanto, a aplicação de grandes quantidades de fertilizantes pode reduzir a disponibilidade de outros nutrientes – isso se chama antagonismo. Um exemplo é o excesso de potássio no solo que acaba limitando a absorção de cálcio e de magnésio. Esse fato reflete em sérios prejuízos ao desenvolvimento e à produção das plantas”, diz ele.

Outros assuntos abordados no dia foram o uso eficiente de fertilizantes e calcários (adubação equilibrada), fontes de nutrientes para as plantas, compactação do solo / manejo correto da camada compactada e correta amostragem de solo.