Epagri capacita apicultores de Porto União em manejo produtivo das colmeias   

  • Categoria do post:Mídia

A Epagri de Porto União reuniu os apicultores do município para capacitação em manejo das colmeias para o período da safra do mel floral. A atividade foi realizada no dia 8 de agosto na propriedade da família Plesczak, na comunidade de Santa Maria, e contou com a participação de 18 apicultores.

Durante a capacitação foram discutidos os métodos de substituição de abelha rainha, prática que vem sendo trabalhada por alguns apicultores do município para melhorar a produtividade das colmeias. “É importante seguir as orientações e principalmente a época para a introdução de uma nova abelha rainha. Para as condições de Porto União, esse período vai de setembro a janeiro”, explica Guilherme Gonçalves, engenheiro-agrônomo da Epagri de Porto União.

Os apicultores participaram ainda de práticas de troca de padrão de colmeia e união de enxames, conduzidos pelo engenheiro-agrônomo Danilo Sagaz, responsável pela apicultura na Epagri do Planalto Norte. “Essas práticas são fundamentais para que possa fazer manejos produtivos visando a um maior rendimento econômico por colmeia e apiário”, explica Guilherme.

As capacitações técnicas com os apicultores da comunidade de Santa Maria e região vêm sendo desenvolvidas desde o primeiro semestre de 2017 por meio de uma parceira entre a Epagri, apicultores, comunidade e grupo Molimel.