Dia de Campo divulga produção de leite à base de pasto em Bandeirante

  • Categoria do post:Pecuária

A disseminação da produção de leite à base de pasto segue no foco da Epagri por todo o Estado. Em Bandeirante, mais de 30 pessoas compareceram ao Dia de Campo que tratou do tema. O evento foi realizado no dia 12 de dezembro, na Linha Reno, com organização da Epagri e da secretaria municipal de agricultura. Participaram agricultores familiares, técnicos e lideranças locais.

Na segunda parte do evento os participantes visitaram propriedade no interior do município (Foto: Divulgação / Epagri)

A primeira parte do evento foi formada por uma palestra, ministrada por Jonas Ramon, extensionista da Gerência Regional da Epagri em São Miguel do Oeste e especialista em produção leiteira. Ele falou sobre produção intensiva de leite à base de pasto perene e o cenário atual e  futuro da cadeia produtiva. 

Na segunda parte do Dia de Campo os participantes foram acompanhados do extensionista da Epagri até a propriedade da família de Odair Simioni, que produz leite de qualidade à base de pasto. “É uma propriedade bem conduzida, com animais de boa genética, sendo o capim pioneiro o principal pasto fornecido aos animais”, relata José Clovis Moreira, extensionista rural da Epagri em Bandeirante e coordenador do evento. 

Boas instalações

Moreira conta que a propriedade possui boas instalações, controle leiteiro e financeiro, manejo adequado dos animais e do pasto. “Outro fator a considerar é que a área é dividida em piquetes com água e sombra”, detalha. Além da boa condução dos animais e da produção, a família também cria suas próprias terneiras, que no futuro se tornarão vacas leiteiras de qualidade. As terneiras e novilhas são criadas no pasto, também com fornecimento de ração, silagem e  sal mineral.

  Durante a visita à propriedade, o extensionista Jonas Ramon enfatizou, na teoria e na prática, como se  formula uma dieta alimentar para as vacas, terneiras e  novilhas com pastagem perene, complementando com ração e silagem. Ele foi específico em sua explanação e demonstrou com números a quantia certa que cada animal precisa consumir de proteína e energia, para que a vaca produza mais e com baixo custo.

Os participantes do Dia de Campo visitaram as pastagens, os piquetes com água e sombra, e conheceram o plantel de vacas leiteiras, as novilhas e as terneiras. Durante a atividade foi coletado um metro quadrado de capim pioneiro, que foi pesado para avaliar a quantidade que aquela área está produzindo de pasto por hectare.

“Eventos assim só ajudam a gente a melhorar nossa propriedade, ver onde estamos errando e buscar alternativas para produzir mais e com qualidade. Não adianta só reclamar da crise do leite, precisamos buscar alternativas”, afirma o agricultor Elsoni Moretto, da Linha Gaspar. Moreira conta que, diante do sucesso da atividade, os participantes foram desafiados a participar no próximo ano, em outra propriedade.

Entre as lideranças presentes no Dia de Campo estavam o secretário municipal de agricultura Claudinei Zimmermann, o secretário municipal de administração Eder Luiz Marcon, e o presidente do sindicato dos produtores rurais de São Miguel do Oeste, Adair José Teixeira.