BLOG-Epagri

Eventos em Frei Rogério incentivam produção de leite à base de pasto

• Pecuária

Frei Rogério e Curitibanos produzem juntos cerca de 5 milhões de litros de leite por ano, movimentando aproximadamente R$12 milhões. A atividade envolve em torno de 60 famílias agricultoras dos dois municípios. Foi pensando na importância desta cadeia produtiva que a Epagri mobilizou 135 pessoas que participaram do Seminário Regional e Dia de Campo sobre produção de leite à base de pasto, realizado em Frei Rogério no dia 29 de novembro.

O Dia de Campo foi formado por três estações (Fotos: Divulgação / Epagri)

O Seminário ocorreu no período da manhã, no salão da Igreja da Comunidade Santa Luzia. O extensionista da Epagri Cassio Marques de Valoi abordou o tema Planejando um sistema de produção de leite à base de pasto”. Em seguida, Carlos Otavio Mader Fernandes, coordenador do Programa Pecuária da Epagri, falou sobre “Aspectos da produção de feno e pré secado”.

No período da tarde aconteceu o Dia de Campo, na propriedade da família do Sr. Edson Mello Ferreira, na mesma comunidade. Foram montadas três estações para receber os visitantes. A primeira tinha como tema cerca elétrica, ministrado pelo extensionista da Epagri em Frei Rogério Guilherme Seike Iwasaki. Nas outras duas estações os visitantes conheceram mais sobre manejo de pastagens perenes. Cassio apresentou a pastagem tifton. Carlos Mader falou sobre capim pioneiro em parceria com Fábio Granemann, também extensionista da Epagri.

Eventos tiveram a presença de 135 pessoas

“Além de produto indispensável na alimentação humana, o leite é uma atividade de grande importância econômica para o país”, argumenta Guilherme Iwasaki, um dos organizadores do evento, acrescentando que em Santa Catarina é responsável por 7% do Produto Interno Bruto (PIB). Ele lembra que a atividade leiteira é típica de pequenas propriedades da agricultura familiar, sendo uma fonte de renda mensal da família, ao contrário de outras culturas e criações. “Todo esse cenário de produção leiteira possibilita e contribui para a permanência das famílias no campo”, ressalta Guilherme.

Os eventos foram realizados pela Epagri com o apoio das prefeituras de Frei Rogério e Curitibanos, Copercampos, Coperpasso, Copery, Farmateg, Sicoob, Secredi, Cresol, Rene Sartor Lemos, Gensur e Consult Contabilidade.

Mais informações: emcuritibanos@epagri.sc.gov.br ou (49) 3412 3076.