Epagri investe na disseminação de produção de leite à base de pasto em Novo Horizonte

• Categoria do post:Pecuária

A Epagri segue investindo na disseminação da produção de leite à base em Santa Catarina. Como o nome já indica, o sistema busca oferecer pastagem suficiente e de qualidade para o rebanho, o que oferece mais sustentabilidade econômica, social e ambiental para essa cadeia produtiva.

Epagri formou 16 jovens pecuaristas em curso realizado ao longo de 2023 (Foto: Prefeitura de Novo Horizonte)

Nesta prática, os extensionistas da Epagri orientam os pecuaristas para adoção de diversas tecnologias, entre elas, o melhoramento de pastagens. Escolhendo as espécies de forrageiras adequadas, o produtor garante alimento para os animais em todas as épocas do ano. Com isso, é possível reduzir custos e melhorar os resultados de produção.

Numas destas ações, a Epagri promoveu, ao longo de 2023, o curso Produção de Leite à Base de Pasto Perene, que formou 16 jovens pecuaristas do município no dia 13 de dezembro. O curso contou com sete etapas de conteúdo teórico e prático e um dia de campo

Volmir Pinto de Oliveira, extensionista rural da Epagri que acompanhou o grupo, destaca que ao longo do curso os 16 jovens implantaram 27,8 hectares de pastagens perenes. Foram mais de 370 mil mudas de pasto introduzidas nas propriedades rurais do município. Esse e outros resultados foram apresentados durante a cerimônia de formatura, onde foi exibida uma retrospectiva do que foi trabalhado ao longo da capacitação, com destaque para os avanços e melhorias em cada propriedade.

Segundo o extensionista, o grande objetivo da capacitação é melhorar a atividade leiteira e, consequentemente, a qualidade de vida da família rural. “É uma busca pela sustentabilidade da atividade. Nós não conseguimos mexer em preços de leite, mas podemos auxiliar com orientação e informação para que eles façam a gestão da propriedade”, esclarece.

Após a formatura, o grupo de jovens rurais ainda tem um caminho a ser trilhado, com a orientação da Epagri. “Nós temos que trabalhar, por exemplo, a parte nutricional e a criação de bezerras”, pontua Volmir, afirmando que os técnicos manterão o acompanhamento das propriedades. “Temos propriedades que estamos trabalhando há quatro anos, mas ainda existem passos a serem dados”, justifica.

Resultados positivos

Lucimar Viero, secretário de agricultura de Novo Horizonte, destaca o sucesso do trabalho desenvolvido pela Epagri no município, comprovado por outras 14 famílias pecuaristas que são atendidas pela Epagri há mais tempo. “Com essa turma, hoje são 30 famílias produzindo leite à base de pasto perene. Todas são unânimes em dizer que os resultados são positivos financeiramente. É isso que importa”, ressalta.

Ele também vê a formação como um incentivo aos jovens para que permaneçam na agricultura. Apesar de todo o processo de formação técnica ter sido conduzido pela equipe da Epagri, o secretário lembra que o município é parceiro, por meio de programas de incentivo, como destoque, produção de silagem e inseminação artificial. “Tudo isso converge para a redução do trabalho dos produtores e, consequentemente, o aumento da lucratividade”.

A cerimônia de formatura dos jovens pecuaristas contou com a presença de familiares, autoridades, representantes da Epagri e dos parceiros do curso: Secretaria de Agricultura de Novo Horizonte, Sicoob Original, Cresol Vanguarda, Cooper Caslo e Cooper Alfa.

Com informações da Prefeitura de Novo Horizonte