Agricultores são orientados sobre legalização no processamento de farinha de milho

  • Categoria do post:Grãos

A Epagri promoveu viagem técnica para orientar produtores rurais da região de Curitibanos sobre a legalização da atividade de processamento de farinha de milho. As visitas aconteceram no dia 24 de agosto, em propriedades familiares do município de Jaborá. Elas comercializam seus produtos através de uma cooperativa que tem características singulares, atuando com unidades descentralizadas.

Estrutura exigida para produção de farinha de milho é relativamente simples (Foto: Epagri/Divulgação)

“O objetivo da visita foi ver as instalações e conhecer as exigências de legalização para a possibilidade ser construída uma unidade de processamento aqui na região, principalmente para os milhos não transgênicos e orgânicos produzidos pela da Coper Planalto Sul”, esclarece Juliana  Golin Krammes, extensionista da Epagri em Curitibanos e organizadora da atividade. 

A extensionista ressalta que milho não transgênico e orgânico é um produto diferenciado, que proporciona agregação de valor. Ela explica que a produção de farinha de milho é fiscalizada pela vigilância sanitária, mas a estrutura exigida é relativamente simples. 

No mesmo dia, os agricultores participantes da atividade conheceram uma propriedade com produção de ovos legalizada.

Conheça uma atafona. Movida por roda d’água, a atafona era o único local para moer a farinha de milho e descascar o arroz na época dos colonizadores.