Conheça um quintal agroflorestal: Epagri promove dia de campo em Itajaí no dia 31

  • Categoria do post:Mídia

O que é um quintal agroflorestal e que alimentos podem ser produzidos nele? Essa pergunta será respondida pelos técnicos da Epagri em um evento gratuito e aberto ao público na terça-feira (31), em Itajaí. O dia de campo será realizado na propriedade do agricultor Ivo Chaves, que conduz um quintal agroflorestal na Colônia Japonesa, onde cultiva espécies como palmeira-juçara, amora, taiá, mangarito e plantas medicinais.

Quintais agroflorestais imitam áreas de mata natural, com equilíbrio entre as espécies cultivadas

Quintal agroflorestal é um sistema de produção agrícola sustentável que pode ser conduzido em pequenas áreas da propriedade. Nesse local, o produtor mistura árvores maiores, plantas médias e baixas, imitando uma mata natural, com todos os elementos em equilíbrio. “Embaixo das plantas ainda é possível criar galinhas, que comem o capim e fornecem proteína para a alimentação da família”, explica o engenheiro-agrônomo Antonio Henrique dos Santos, extensionista da Epagri em Itajaí.

Henrique destaca que o quintal agroflorestal é uma boa opção para a agricultura familiar, pois fornece alimentos variados e saudáveis para a subsistência, mas também pode ser uma fonte de renda. “O produtor anfitrião do nosso encontro, que é atendido pela Epagri, vende alimentos como açaí, palmito, amora, lichia e ovos caipiras”, conta o extensionista.

Diversidade de espécies é uma das características do quintal agroflorestal. Imagem do tomate japonês ou tomate de árvore

Consórcio entre plantas e animais

No encontro, técnicos da Epagri vão mostrar aos participantes o que é e como funciona um quintal agroflorestal e fazer um passeio pela propriedade para identificar as plantas cultivadas na área. Os visitantes vão aprender sobre os consórcios que podem ser feitos entre as plantas, culturas sombreadas, uso de leguminosas no sistema, plantas atrativas de inimigos naturais e utilização de galinhas para controle de inços e adubação.

Criação de galinhas traz benefícios para os quintais agroflorestais e fornece outra fonte de alimento para a família

A programação termina com um café com alimentos produzidos em quintais agroflorestais, como taiá, mangarito, açaí de palmeira-juçara, inhame, entre outros. “São plantas rústicas que fornecem alimentos saudáveis, usados pelos indígenas e preservados nessas áreas”, diz o engenheiro-agrônomo da Epagri.

Para participar do evento, basta se inscrever gratuitamente pelo telefone (47) 33986417.

SERVIÇO

O quê: Dia de campo sobre quintal agroflorestal

Quando: 31 de maio, terça-feira, às 14 horas

Onde: Rua José Natal Cugik, 3.719 – Colônia Japonesa – Itajaí (SC)

Inscrições e mais informações: (47) 3398 6417