Epagri publica cartilha com passo a passo para fazer compostagem

  • Categoria do post:Mídia

Transformar resíduos orgânicos em adubo para as plantas e melhorar o solo.  De forma resumida, essa é a função da compostagem,  muito utilizada em sistemas de produção de alimentos orgânicos. Para auxiliar os agricultores familiares catarinenses a produzirem o composto na propriedade, pesquisadores da Estação Experimental da Epagri em Itajaí lançaram a cartilha “Compostagem: estratégias para transformar resíduos em fertilizantes”. A publicação está disponível para download gratuito no site da Epagri.

A publicação está disponível para download gratuito o site da Epagri

De autoria de Rafael Ricardo Cantú, Rafael G. F. Morales. Euclides Schallenberger e Alexandre Visconti, a cartilha explica o que é a compostagem, quais os tipos, como calcular as misturas, como fazer o manejo, onde armazenar, qual sistema adotar e como usar. Além disso, a publicação traz uma recomendação de como utilizar o composto em cultivos. “O emprego desse adubo melhora a fertilidade do solo, a saúde das plantas e do agroecossistema como um todo. Sobretudo, a compostagem promove a reciclagem de nutrientes e o uso do composto reduz a dependência dos adubos importados”, ressalta o pesquisador Rafael Cantú.

Em 28 páginas o produtor rural encontra essas informações, que vão contribuir também para dar um destino ambiental a resíduos orgânicos com diferentes potenciais poluentes e reduzir o volume de resíduos destinados aos aterros sanitários.

O emprego do composto melhora a fertilidade do solo, a saúde das plantas e do agroecossistema como um todo

Acesse a cartilha aqui.

Saiba mais sobre a técnica da compostagem no vídeo a seguir.