Epagri vai assessorar produção de alimentos em unidades prisionais de SC

  • Categoria do post:Mídia

Nesta quinta-feira (24), a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, e o secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), Leandro Soares Lima, assinaram um termo de cooperação técnica em que a Epagri se compromete em assessorar tecnicamente a produção agropecuária na Colônia Penal Agrícola de Palhoça e no Complexo Penitenciário de Chapecó. Ambas unidades já produzem alimentos, inclusive com comercialização.

Termo de cooperação técnica foi assinado na quinta-feira, 24 (Foto:  Jaqueline Noceti/SAP)

Edilene explica que técnicos da Epagri vão capacitar multiplicadores da SAP para produção de hortaliças, frutas, grãos, peixes, produtos apícolas, bem como atuar nas áreas de recursos florestais, agroindústria familiar, manejo e conservação de solo e água, gestão de atividades produtivas e cooperativismo. “Esta é mais uma oportunidade que a Epagri tem de cumprir com a missão de levar conhecimento e tecnologia para o desenvolvimento sustentável do meio rural. Como empresa pública temos essa responsabilidade também de atuar nesses espaços socioeducativos”, diz a presidente.

O termo de cooperação também abre a possibilidade para que os apenados possam desenvolver atividades de jardinagem, limpeza e conservação no apoio da pesquisa e extensão rural da Epagri. As atividades serão desenvolvidas mediante plano de trabalho aprovado pelas instituições. Na Epagri o responsável pela gestão do plano de trabalho é o diretor de extensão rural e pesqueira, Humberto Bicca Neto. Estão envolvidas na execução do trabalho as gerências regionais de Chapecó, Videira e Florianópolis; a Estação Experimental de Videira e o Centro de Pesquisa para a Agricultura Familiar (Epagri/Cepaf).  O prazo de vigência é dois anos e pode ser prorrogado.

Mais informações e entrevistas
Humberto Bicca Neto, diretor de extensão rural e pesqueira, fone (48) 3665-5231 /  (49) 8842-2487

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista, fone (48) 3665-5147