Estiagem pode ser amenizada com investimento em cisternas e proteção do solo e da água

A estiagem prejudica o agro em Santa Catarina, especialmente na região do Extremo Oeste e em alguns municípios da região de Canoinhas, no Planalto Norte. No caso do Extremo Oeste, já são três anos com chuvas abaixo da média, afetando quem trabalha com criação animal, milho, milho silagem e soja. Como consequência, o agricultor, em especial o familiar, fica descapitalizado e isso acaba provocando impacto negativo no comércio regional. Por outro lado, quem investiu na propriedade rural com cisternas e programas de conservação do solo e da água conseguiu enfrentar a estiagem com menor dificuldade, explica o gerente regional da Epagri em São Miguel do Oeste, Sidinei Egon Simon, no Panorama Agrícola desta segunda-feira. Ele recomenda práticas preventivas para superar o problema. Também nesta segunda, o gerente regional de Canoinhas, Daniel Uba, fala o que está sendo feito pela Epagri na região para auxiliar o agricultor que sofre com a estiagem, como linhas de crédito do Reconstrói SC.

Já no dia primeiro de fevereiro, terça-feira, o Panorama Agrícola destaca o impacto da estiagem e das altas temperaturas na cultura da maçã na região de São Joaquim. Também aborda, no programa, o Campo Agroacelerador da Cooperja e o Fórum do Arroz, em Jacinto Machado, no Sul do Estado, na quarta e quinta.

Na quarta, a atenção do Panorama Agrícola está voltada para o Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, no Oeste, com o gerente da Epagri em Palmitos, Mircon Frühauf, comentando sobre as oficinas da empresa no evento que vai até o dia 5.

Experimentos com pêssego e ameixa no Alto Vale do Rio do Peixe. Esse é o tema da entrevista do Panorama Agrícola na quinta-feira, dia 3, com o pesquisador Leandro Hahn, da Estação Experimental de Caçador. Ele aborda o tratamento nas culturas com doses de nitrogênio e a influência disso na produção e no pós-colheita.

E na sexta-feira, dia 4 de fevereiro, conheça um pouco mais da goiaba serrana, uma doce dieta. É época de colheita, e a pesquisadora de São Joaquim, Mariuccia de Martin, enfatiza os benefícios da fruta, que pode ser consumida in natura ou em sucos e geleias.

Ouça em panoramaagricola.epagri.sc.gov.br ou baixe o aplicativo EpagriMob. Acesse em Sound Cloud e no Spotify.